segunda-feira, 28 de março de 2011

Arquitetura paraibana marcará presença em  Fórum Latino-americano.
Por Oliveira Júnior¹

No final do primeiro semestre deste ano, a Paraíba figurará entre os protagonistas da discussão sobre a produção arquitetônica contemporânea na América Latina. Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, Fortaleza – CE sediará o FJAL - Fórum Jovens Arquitetos Latino Americanos - e contará com a minha presença como um dos palestrantes convidados, entre um seleto grupo de 11 proeminentes profissionais brasileiros e estrangeiros, reconhecidos pela qualidade do conjunto de obras, destacados em premiações e em periódicos especializados nacionais e internacionais. 

A arquitetura latino-americana passa por um momento muito especial e a cada ano se afirma no cenário internacional como um celeiro de jovens talentosos como Alejandro Aravena, Solano Benitez e Ângelo Bucci; e de nomes consagrados como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e  Clorindo Testa.
A temática do FJAL “inserções numa realidade periférica” tem por objetivo reunir arquitetos cujos trabalhos estejam sintonizados com a realidade econômica, tecnológica, social e cultural da América Latina e que possam compartilhar suas trajetórias no que diz respeito aos desafios comuns enfrentados por todos os jovens no início da carreira. 

Os organizadores do FJAL entendem que é preciso voltar o olhar para o nosso continente, compreender suas problemáticas e vocações naturais para consolidar uma identidade arquitetônica própria, dentro de um contexto global.

O tema da minha palestra será “7S34W geografia e identidade”, pautada fundamentalmente no “roteiro para construir no nordeste” de Armando de Holanda. A idéia é apresentar poucas obras e aprofundar a discussão sobre o processo de elaboração dos projetos. Os trabalhos escolhidos serão uma síntese da produção do arquiteto desde os últimos 20 anos até os mais recentes, em parceria com meu atual sócio Davi de Lima. 
Participar deste Fórum é uma grande honra para a Paraíba e em especial para a arquitetura paraibana. Como único arquiteto nordestino, entre os palestrantes do FJAL, pretendo compartilhar com brasileiros e estrangeiros um recorte da produção do nosso escritório, o 7S34W, que melhor represente o que há de mais expressivo na nossa cultura arquitetônica.

Um recorte da produção de Oliveira Júnior - 7S34W Studio

Casa AM

Memorial do Lixo

Casa MP

Planetário no Acre

Casa de Festas

Casa CG



Nota
1. Oliveira Júnior é arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Engenharia Urbana pela mesma instituição. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê nas disciplinas de projeto arquitetônico e desenho urbano. Sócio do escritório 7S34W Studio onde desenvolve projetos de arquitetura e de desenho urbano. Premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba em 1997, 2002 e 2009. Em 2003, venceu o concurso para o Museu do Lixo organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ano passado, obteve o prêmio ABCEM 2010 outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica. Tem diversos trabalhos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais. Em 2010, foi selecionado com outros dois escritórios brasileiros para uma exposição de jovens arquitetos em Dejeon, Coréia do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário