domingo, 2 de setembro de 2007

Márcio Lucena

Centro de Lazer para Terceira Idade












Pavimento Térreo

Pavimento Superior

Coberta









O terreno proposto para a implantação do Centro de Convivência para os idosos, localiza-se na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, no bairro do Altiplano do Cabo Branco, este ocupa uma das regiões mais elevada da cidade de João Pessoa, disto decorre a origem do nome. O Altiplano limita-se ao sul com os bairros do Bancários e Portal do Sol, ao leste com o a bairro do Cabo Branco, ao oeste com o Vale do Rio Timbó, e ao norte com o Rio Jaguaribe e o bairros de Miramar.

Ocupando uma área de 225,6 ha (66 ha de área verde e 159,6 ha de área construtível), com uma população de 4.151 habitantes, sendo a densidade do bairro corresponde a 26 habitantes/ha no ano 2000, e 34,97 habitantes/ha em 2005, segundo dados da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa.

O terreno é de formato retangular com dimensões de 52,00m ao norte, limitando-se com a Rua Ana Guedes de Vasconcelos, 92,00m ao leste com a rua projetada-quadra 427, 52,00m ao sul, com a rua Ruy Costa e 92,00 ao oeste, com a quadra 429, totalizando uma área de 4784m². Inserido em um bairro de características residenciais, a tipologia das construções do entorno é bastante simples com características regionais, com larga utilização de telhado de duas ou quatro águas e telha canal.

O local escolhido possui uma declividade média de 3,5 metros, no sentido leste/ oeste. O solo é tipo arenoso, sem vegetação significante. Atualmente possui uma construção simples que será demolida para à inserção da nova edificação. O limite ao oeste com o Vale do Rio Timbó, assegura ao lote um entorno agradável, com a visão elevada do vale e toda a sua vegetação, garantindo uma integração maior com a natureza, somado a qualidade de ventilação que posição do terreno proporciona.

Segundo o Código de Obras da Cidade de João Pessoa, o terreno estudado está submetido a uma taxa de ocupação 40%, a um índice de aproveitamento 1,65, recuo lateral 4 metros, frontal 5 metros e fundos 3 metros. O local é de fácil acesso, servido da linha de ônibus 401-Altiplano, com uma parada em frente ao lote, beneficia-se pela existência da rede de esgotos e iluminação.

Próximo do terreno encontra-se a ESMA-PB, Escola Superior de Magistratura da Paraíba, a Avenida João Cyrilo Silva, que serve de acesso a Ponta do Seixas, e as praias do litoral Sul, além da proximidade com a Av. Beira-Rio que liga o bairro diretamente ao centro da cidade e à praia do Cabo Branco promove um acesso direto à zona sul da cidade.

O programa de necessidades adotado para o Centro de Convivência para a Terceira Idade foi elaborado a partir das necessidades expostas pelo GEAL – Grupo Espírita Ave Luz, que solicitou a elaboração e desenvolvimento deste projeto. O pré-dimensionamento dos ambientes foi feito com base na análise dos projetos de referência, na legislação vigente relativa a acessividade de pessoas com dificuldade de locomoção – ABNT NBR 9050, e no Estatuto do Idoso.

De acordo com o programa apresentado e o devido pré-dimensionamento dos espaços, partiu-se para o zoneamento dos ambientes relacionados de acordo com suas respectivas funções e tomando como base a orientação geográfica e o regime de ventos.

Os ambientes foram distribuídos em dois pavimentos, com áreas internas e externas à edificação.

Acesso Principal: destinado à recepção, espera e estar, devendo encaminhar o usuário aos demais acessos da edificação.
Entorno: são as áreas externas ao edifício, dentro dos limites do terreno. Compõe-se de jardins, piscina e estacionamentos;
Área social: são os grandes salões multifuncionais destinados a atividades físicas, culturais e intelectuais;
Área Administrativa: ambientes relacionados à direção do equipamento e serviços administrativos, contemplando a gerência, sala de reunião, arquivo e almoxarifado.
Área do restaurante: formada pelo salão de refeições que possibilita livre acesso para todos os usuários.
Área de serviços: composta por cozinha, despensa, depósito, almoxarifado e central de gás. A cozinha é formada por quatro zonas distintas: preparo de alimentos, lavagem de utensílios, depósito de utensílios e distribuição dos alimentos.
Área para funcionários/ vestiários: localizam-se próximas à cozinha para assegurar o fácil acesso dos funcionários.
Área médica: contempla um consultório médico, uma enfermaria, sala para assistente social, consultório odontológico.

Devido ao declive de 3,50m no sentido leste/oeste do terreno, foi possível organizar o edifício em dois pavimentos com acessos diretos, sendo possível a entrada dos usuários por qualquer deles.

Acessos

Público
Há dois acessos ao público, um no pavimento térreo e outro no pavimento superior. A existência de um acesso direto para cada pavimento decorreu da intenção de facilitá-lo aos usuários com dificuldades de locomoção. A conexão entre os pavimentos é feita através de uma escada e uma rampa localizadas uma ao lado da outra na porção central/ leste da edificação.

Restrito
Destinado à entrada de funcionários, carga e descarga de material, retirada de lixo e reabastecimento de gás de cozinha. Localiza-se na porção norte/ leste do terreno, no pavimento superior.

Áreas Externas

Estacionamento
O estacionamento do Centro constitui-se de 38 vagas, sendo 07 destinadas ao uso de portadores de deficiência, atendendo à quantidade exigida pela norma da STTRANS – Secretaria de Transportes e Trânsito municipal. As vagas estão distribuídas nas porções leste (pavimento superior) e oeste (pavimento térreo) do terreno, próximas aos respectivos acessos de cada pavimento.

Jardins e piscina
No pavimento superior, a área destinada aos jardins encontra-se na porção leste do terreno. O projeto propõe jardins ornamentais, com vegetação rasteira e palmeiras para possibilitar uma melhor visibilidade da edificação. No térreo, a oeste do terreno, voltado para o vale do rio Timbó, o jardim é composto por árvores de diversas espécies frutíferas, com copas frondosas que proporcionem sombra ao lugar, permitindo o seu uso em qualquer horário. Neste local encontra-se a piscina com deck de apoio, a pista de caminhada e assentos para descanso e lazer.

Edificação

Térreo
Este pavimento compõe-se de um grande foyer destinado a atividades físicas leves como dança, alongamento, yoga; salas para oficinas, sala de informática/ Internet, dois conjuntos de dois sanitários (masculino e feminino) adaptados ao uso de portadores de deficiência sendo um para utilização exclusiva dos usuários da piscina; administração pedagógica formada pela sala de professores, secretaria e coordenação; auditório para 120 lugares com sala de projeção e dois depósitos; rampa, escada e quiosque para lanches localizado ao lado da escada.

Pavimento Superior
Constitui-se de um grande salão multifuncional em forma de L onde uma parte destina-se à espera do atendimento médico e a outra serve como sala de jogos e exposições culturais; dois sanitários (masculino e feminino) adaptados ao uso de portadores de deficiência; recepção, onde funciona o balcão de informações e o controle do atendimento da área médica; administração geral do edifício; consultório médico; consultório odontológico; sala para consultório psicológico e assistência social; enfermaria; almoxarifado.
A área de refeitório é formada por dois sanitários (masculino e feminino) adaptados ao uso de portadores de deficiência; uma cozinha subdividida em área de preparo, cocção, lavagem de utensílios e praça de garçons, despensa de alimentos e despensa de utensílios.
A área de serviço compõe-se de depósito de material de limpeza, almoxarifado, dois vestiários para funcionários, estar de funcionários e, em local específico, fora da edificação, depósito de lixo e depósito de gás.
A torre de caixa d’água localiza-se na porção nordeste no ponto mais alto do terreno para proporcionar o desempenho otimizado em relação à pressão da água.

Estrutura e materiais aplicados

A opção pela modulação da estrutura, com pilares de concreto de 40cm de diâmetro a cada 6 metros, sustentando uma coberta de estrutura metálica de aparência leve, decorre da intenção em obter uma planta livre e flexível, que permita as mudanças necessárias ao projeto de acordo com os usos dos ambientes ao longo do tempo. Tal modulação foi adotada para atender ao tamanho das peças metálicas disponíveis no mercado com o intuito de amortizar os desperdícios e proporcionar economia à construção. A estrutura metálica é formada pela triangulação de perfis “I” em aço, criando o sistema estrutural de uma tesoura que, aliado a alta resistência do material ao momento fletor da peça permite alcançar grandes vãos com pilares apenas nas extremidades da edificação e promovendo a total flexibilidade em relação aos usos dos espaços internos. A coberta compõe-se ainda de telhas termo-acústicas em alumínio, bastante leves, vencem grandes vãos exigindo pequenas inclinações, gerando economias no pré-dimensionamento da estrutura.

Conforto ambiental

Neste sentido, o principal desafio ao projeto era associar a plena visibilidade do vale do rio Timbó a uma ótima qualidade de conforto térmico, já que a fachada voltada para o vale é a oeste, aquela com maior incidência de raios solares durante o período vespertino e a que poderia permitir maior desconforto térmico no interior do edifício. Adotou-se o uso de grandes beirais associados ao uso de brises fixados nas estruturas metálicas que compõem os beirais. Os brises percorrem todo o perímetro do edifício a fim de proporcionar a ventilação cruzada e constante no interior de toda a edificação.

A proposta inovadora do Centro de Convivência para Terceira Idade pauta-se no conceito de envelhecimento saudável, que consiste na atenção integral ao idoso, numa perspectiva de prevenção, com o objetivo de manter sua autonomia e independência e diminuir as limitações. A atenção integral pressupõe a assistência à saúde em suas diversas especialidades e o desenvolvimento do potencial humano do idoso, com a valorização das habilidades pessoais e experiência de vida, a convivência intergeracional, a participação comunitária e a inclusão social.
.
.
Ficha técnica:

Projeto Final de Graduação
Instituição: UFPB
Local: Altiplano - João Pessoa/PB
Orientador: Hélio Costa Lima
Modelagem 3D Marcelo Diniz
Imagens 3D: Bruno Gouvêa

4 comentários:

  1. gostei do seu blog...conheça tambem meu site http://www.portaldoarquiteto.com grande abraço.. façam tambem o seu portfolio online

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi no seu projeto as opçoes de acessibilidade do idoso e do portador de necessidades especiais

    ResponderExcluir
  3. Com respeito ao comentário acima... Se vc não viu opção de acessibilidade é pq vc não sabe ler ou interpretar um projeto arquitetônico.

    ResponderExcluir
  4. Criativo e excelente trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir