terça-feira, 19 de junho de 2007

Cristiano Rolim & Ricardo Nogueira

Policlínica







Uma antiga estrutura hospitalar no corredor viário mais importante da cidade, desativada pelo obsoleto uso da especialidade médica psiquiátrica nos quadros do sistema único de saúde municipal, transformada em um centro de consultas médicas.
Um programa onde parte da infra-estrutura existente fosse preservada, procurando simplificar a modificação espacial interna mas que garantisse a requalificação e o uso das antigas enfermarias como consultórios. Partindo das circulações existentes e da desativação da administração da casa de saúde e sua transferência para outro setor, colocamos a espera/recepção na lateral, centralizada com as supra citadas circulações, facilitando o encaminhamento dos pacientes aos respectivos locais de atendimento. Um bistrô que funciona paralelamente a área de espera também possui acesso pela rua lateral e completa o programa.
A marca e o nome consolidado da clínica psiquiátrica na cidade, fez com que o escritório assumisse uma postura de transformação total na concepção estética da nova proposta arquitetônica. A recepção localizada na esquina de principal visualização da edificação voltada para poente, nos fez adotar uma empena que funciona como marquise, esta nasce na área de consultórios com brises horizontais e recebe a proteção de um ripado de madeira que protege a área envidraçada da recepção da incidência solar, minimizando os custos com refrigeração mecânica e permitindo a integração visual do funcionamento da policlínica com a cidade.
Uma grande marquise apoiada acima da empena menor, demarca visualmente o acesso principal que propositalmente foi colocada na via secundária, afim de minimizar transtornos no trânsito local. Um muro na altura da primeira marquise faz a separação do centro médico com a casa de saúde que continuará a funcionar na parte posterior do lote. Fechando a área de consultas uma grande empena com jardim interno propicia o isolamento acústico do transito da avenida e funciona com identidade visual da nova marca do empreendimento.
Propomos uma arquitetura que marcasse essa nova identidade de uso de uma edificação consolidada na malha urbana da cidade mas que não representava mais uma marca de seu tempo. O saque de volumes que se projetam da estrutura em pórtico existente e estabelecem o jogo de abrir e esconder de acordo com as variantes climáticas, de uso e do entorno onde a proposta se insere, dão força a qualidade arquitetônica e resultam em uma plástica bela e agradável. Um projeto moderno, uma arquitetura do nosso tempo.
.
.
Ficha técnica:

Arquitetura: Cristiano Rolim e Ricardo Nogueira
Local: João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário