domingo, 14 de outubro de 2007

Ulysses Petrônio Burlamaqui

Condomínio Presidente João Pessoa
Ana Sabrina Cardoso, Anna Raquel Guedes, Clarissa do Carmo, Kelly Cabral, Leila Vasconcelos, Nalygia Fernandes (1)




.

O Condomínio Presidente João Pessoa, conhecido como “dezoito andares”, se localiza na esquina formada pelo cruzamento da Av. General Osório e Rua Peregrino de Carvalho.

O projeto do arquiteto Ulysses Petrônio Burlamaqui foi aprovado em 02 de dezembro de 1957, sendo as obras iniciadas por uma construtora francesa no ano seguinte e concluídas por volta de 1962.
Antigamente funcionava no local a Orquestra Sinfônica da Paraíba, que era dona do terreno e o cedeu na condição de receber o quarto andar da edificação. Entretanto, ainda durante a construção, a própria Orquestra negociou o andar.
O Instituto de Aposentadorias e Pensões da Paraíba (IAPB), atualmente administrado pelo INSS, entrou com um convênio junto a Caixa Econômica Federal para a construção do Edifício Sede do IAPB.
O objetivo de se construir apartamentos residenciais do sexto ao décimo sétimo andar, foi destiná-los aos funcionários do Banco do Brasil que os recusaram por conta do local. Logo, tentou-se vende-los aos funcionários de bancos particulares.
O edifício apresenta 49 unidades habitacionais, sendo 04 apartamentos por andar. Estes apresentam dois tipos de plantas diferindo em sua disposição, onde os maiores (situados nas extremidades) possuem três quartos e os menores (situados no centro) possuem dois quartos. Existem ainda quatro elevadores, não possui gerador de energia e a caixa d’água está localizada no primeiro pavimento.
No primeiro andar, com a entrada voltada para a Praça Aristides Lobo, funcionava uma farmácia vinculada ao INSS e hoje inutilizada. No segundo andar está instalado o atendimento pediátrico e o consultório odontológico (CAME). No terceiro e quarto pavimento, setores do INSS.
No quinto pavimento existe um mezanino destinado à realização de festas, porém os moradores dizem que o excesso de ventilação impossibilita o uso da área.
A obra segue os princípios do Modernismo, apresentando assim, varias características desse estilo: Uso de pilotis (que proporciona uma planta livre); panos de vidro; linhas retas; poucos elementos decorativos; racionalismo; uso do concreto.
A base do edifício é um bloco maciço revestido por pastilhas de porcelana na sua entrada principal. Na parede do centro odontológico existe uma janela de correr com esquadrias de madeira. A lateral deste bloco, voltada para a Rua Peregrino de Carvalho, está revestida com bloco cerâmico vazado. Nesta fachada existe ainda um acesso para o
serviço pediátrico. A lateral voltada para a Praça Aristides Lobo é composta por brises. O lado da base voltada para o teatro Cilaio Ribeiro se dá por uma extensa parede de alvenaria “acabada”.
Na parte do prédio onde se localizam os apartamentos, a fachada voltada para a Rua General Osório é de alvenaria, possuindo esquadrias de madeira. Já a fachada voltada para a Rua Peregrino de Carvalho é composta por esquadrias contínuas e moduladas, sendo as portas compostas por duas folhas móveis em madeira e três bandeiras do tipo basculante. Os peitoris são barras metálicas verticais, amarradas por barras horizontais que são divididas por pilares também metálico. A fachada voltada para a praça é idêntica à fachada voltada para a Avenida General Osório. Já a voltada para o teatro é composta por cobogós cerâmicos e alvenaria. As esquadrias são de madeira.



.

Notas.


1 Este texto foi redigido a partir dos resultados de uma pesquisa realizada pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UNIPÊ, Ana Sabrina Cardoso, Anna Raquel Guedes, Clarissa do Carmo, Kelly Cabral, Leila Vasconcelos, Nalygia Fernandes , para a disciplina Restauração e Revitalização I, de 2005, sob a coordenação do Prof. Jussara Bioca e Maria Helena Azevedo.

.

..
Ficha técnica


Arquitetura: Petrônio Burlamaqui

Local João Pessoa

Ano do projeto: 1957

Ano da obra: 1962

Fotos: Wellington Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário