segunda-feira, 13 de julho de 2009

Oliveira Júnior, Manoel Farias e Glauco Brito

Residência CG















Pavimento térreo
.

Pavimento Superior
.
Corte transversal
.

Corte longitudinal
.
.

A Residência Gonçalves foi planejada para atender as expectativas de uma habitação urbana, mas que devido a sua inserção num contexto litorâneo guardasse as referências de uma casa de praia. O partido adotado, aludindo às reflexões de Armando de Holanda, propõe uma coberta frondosa , a permeabilidade dos ambientes e uma convivência com o espaço exterior.

.

O programa bastante extenso exigiu um elevado índice de ocupação e consequentemente a otimização no aproveitamento do terreno. Deste modo tornou-se compulsório o tratamento paisagístico das áreas remanescentes de forma a amenizar o impacto entre o ambiente constuído e o terreno natural.
.
O térreo abriga os ambientes sociais e de serviço enquanto que o pavimento superior ficou reservado à área íntima.

.

A obra utiliza-se de referências marcadamente vernaculares, explorada nos elementos construtivos como a madeira, a pedra e a cerâmica; e contemporâneas, nos apoios metálicos em aço inox. O frio da cor azul que “solta” todo o telhado do corpo da edificação equilibra e complementa, cromaticamente, o tom quente do laranja, aplicado na varanda.

.

Os terraços exercem um papel fundamental no equilíbrio da proposta. Não apenas por proteger os ambientes internos da insolação abrasadora, mas fundamentalmente por estabelecer uma conexão visual com o espaço urbano, ampliando os horizontes do espaço edificado.

.

Na fachada leste, onde foram dispostos os ambientes de maior permanência, utilizou-se esquadrias com veneziana móvel para controlar a iluminação natural e o fluxo dos ventos dominates. Na fachada poente foi utlizada uma alvenaria de maior espessura para inibir a transmissão de calor para a circulação interna.

.
.

Ficha técnica

.

Arquitetura: Oliveira Júnior, Manoel Farias e Glauco Brito

Colaboração: Ricardo Vidal

Fotos: Cácio Murilo

Local: Bessa, João Pessoa/Pb

Projeto: 2002

Obra: 2003

Terreno: 360,00m²

Área: 367,43m²


3 comentários:

  1. Hola, me pueden ayudar con mas información del proyecto en cuanto a detalles constructivos , les agradezco mucho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frank. Se desejar obter mais informações sobre o projeto envie um e-mail para 7s34w@7s34w.com

      Excluir