quinta-feira, 12 de julho de 2007

Michelle Alencar

Academia de Ginástica Inclusiva















Pavimento Térreo

Pavimento Superior

.
.


Para a definição do porte da academia, observou-se o número de idosos existentes na cidade de João Pessoa – PB são 48,6 mil pessoas com mais de 60 anos, e o número de moradores no bairro dos Bancários, que se estima em 10.367 habitantes, relacionando esses números com a quantidade de academias existentes no bairro, que são no total de oito academias, porém nenhuma com atendimento algum, voltado ao público idoso. Assim, o resultado dessas observações fundamentou no dimensionamento do objeto de estudo deste trabalho.
.

Chegou-se a conclusão que para uma cidade como João Pessoa, que possui aproximadamente 600.000 habitantes, dentre estes, 48,6 mil idosos, e por o bairro dos Bancários ser um bairro habitado por grande número de jovens, uma “Academia de Ginástica Inclusiva para Idosos” será de grande relevância e notoriedade para o local e para que haja uma integração entre as pessoas das mais variadas faixas etárias.
.

Além de possuir áreas para a prática de atividades físicas, a academia prevê áreas de estar e vivência, contando com o apoio de uma lanchonete, que se encontra no andar térreo da edificação.
A área destinada ao estacionamento de veículos engloba um total de 40 vagas, sendo 30 para clientes, localizada na fachada que tem ligação com o acesso social, localizado na Rua João B. Maia, e 10 vagas para funcionários da academia, que tem ligação com o acesso social, localizado na Rua Guilherme P. Serrano.
O Partido Arquitetônico adotado para a elaboração do projeto da edificação, surgiu basicamente da necessidade de preservar o máximo de área verde, evitando assim um impacto visual que seria provocado por uma suposta extensão de calçamento destinado à área, mas que só existe na área de estacionamento e nas áreas de passagens.
.
A partir disso, pôde-se estruturar o Programa de Necessidades e os fluxogramas (Ver tópicos 9.1, 9.2 e 9.3), a fim de organizar funcionalmente cada ambiente da edificação.
Para a elaboração da área de musculação, localizada no andar térreo da edificação, e das salas de ginástica e artes marciais, localizadas no pavimento superior da edificação, adotou-se a forma de uma semi-circunferência, referente a grande área destinada à prática de musculação e área da piscina interna, e que encontra-se recuada a 51.00 m da rua principal (Rua Bancário Sérgio Guerra).
.

O sistema estrutural é constituído por laje nervurada de 25 cm, com pilares com diâmetro de 40 cm, no caso dos pilares redondos, e pilares de 40 x 40 cm, no caso dos pilares quadrados, estando todos eles dispostos a uma distância de 8.20 m, entre os seus eixos. A escada possui uma largura total de 3.10 m, estando ela dividida em dois lances de 1.50 m cada e um patamar de 1.20 m de comprimento.
.

Pode-se encontrar na edificação um elevador de 2.00 x 2.00 m, além da escada, com estruturas independentes. O pé direito da edificação é de 3.00 m, sendo este duplo na área de vivência, lanchonete e recepção, tendo então 6.25 m.
.

A coberta é constituída de telha fibrocimento vegetal, cuja inclinação é de 5%. Além da telha de fibrocimento vegetal, uma parte da laje é impermeabilizada, como na parte das lojas e nos vestiários externos.
As paredes da edificação são de alvenaria rebocada com revestimento em tinta acrílica, branco gelo, em sua grande parte, porém no volume do elevador da caixa d’água e escada, a cor da tinta é ocre e no volume do pavimento superior, que se encontram os vestiários e os ambientes de serviço, a alvenaria deixa à mostra o tijolo maciço.
.
Na fachada da área de musculação, painéis de vidro são alternados de elementos vazados (venezianas em madeira), para proporcionar ao ambiente a ventilação e a iluminação natural.
.
.
Ficha técnica
.
Projeto Final de Graduação
Instituição: Centro Universitário de João Pessoa
Ano: 2006
Orientador: Oliveira Júnior
Imagens: Sérgio Ricardo

Um comentário:

  1. Oi Michelle, bom dia, me interessei muito pelo seu projeto, faço Arquitetura e Urbanismo, e estou no meu TFG 1, e meu tema é bem parecido com o seu, em pesquisa para estudo de caso, achei bem poucas coisas relacionadas, queria saber se podia conversar melhor contigo para obter mais informações e tentar tirar algumas duvidas, ficaria muito grato se você me ajudasse.Bom aguardo um retorno seu, desde já agradeço pela sua atenção.

    Att. JúniorCarter

    ResponderExcluir