terça-feira, 25 de março de 2008

Paraibanos vencem concurso de projetos para a "Bica"

Arquitetos Sonia Matos e Marcos Santana
Fonte: http://tvcabobranco.globo.com/
.
A equipe multidisciplinar liderada pelo arquiteto paraibano Marcos Santana e respaldada pela competente arquiteta Sonia Matos, obteve o primeiro lugar no Concurso Público Nacional de Idéias, que vai subsidiar um plano de reordenamento arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). O segundo lugar ficou com a equipe do arquiteto André Luiz Carvalho Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ).

.


O resultado final da seleção foi anunciado no início da noite desta segunda-feira (24) pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), em solenidade na sala de reuniões do Paço Municipal, Centro de João Pessoa.
.

A "Bica" é um dos nossos maiores patrimônios ambientais e um espaço democrático por excelência . Sua história é permeada com uma lenda sobre uma tragédia amorosa cujo pranto teria originado a fonte de água mineral existente no local.

.

Pela trajetória pessoal e profissional dos arquitetos, acreditamos que a intervenção da sua equipe qualificará com dignidade este importantíssimo espaço de lazer público da cidade.

.

O projeto vencedor receberá um prêmio de 18 mil reais e posteriormente os arquitetos serão contratados por 60 mil reais pela prefeitura municipal para desenvolver o projeto executivo. A equipe terá um prazo de dois a três meses para desenvolver o trabalho. A obra será executada em etapas.

.

Apesar de envolver um vasto programa de atividades, uma configuração geomorfológica, paisagística e urbanística complexa, os honorários profissionais não chegaram nem perto dos quase 400 mil reais pagos ao projeto do Estação Ciências.

.

Não foi a toa que mesmo sendo prorrogado o concurso atraiu um baixo número de participantes. De acordo com o secretário da Seman, se inscreveram nove equipes, mas apenas seis apresentaram as pré-propostas de projetos.

..

Fazemos votos que a prática de concursos públicos de projetos, bem remunerados, se torne comum em todas as esferas públicas municipal, estadual e federal.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário