terça-feira, 22 de março de 2011

Aeroportos não atenderão demanda em 2014


As obras de ampliação dos aeroportos não serão suficientes para suprir a demanda de passageiros na Copa do Mundo de 2014, segundo estudo coordenado pelo professor Elton Fernandes, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ.
Dos 16 aeroportos instalados nas 12 sedes do Mundial, apenas os de Brasília, Fortaleza, Manaus e o Galeão-RJ têm ou terão infraestrutura para atender ao aumento crescente de passageiros - a demanda pode dobrar nos próximos sete anos.

O estudo se baseou em padrões internacionais que pedem um mínimo de 23 metros quadrados por passageiro doméstico no horário de pico e mais 14 metros quadrados por passageiros internacionais. A conclusão: mesmo com obras, haverá uma carência total de 366 mil metros quadrados para atender à demanda de 2014.
O estudo prevê que, nos 16 aeroportos, a quantidade anual de passageiros salte dos 127,72 milhões registrados em 2010 para 187,48 milhões em 2014 - números bem superiores em relação aos levados em conta no planejamento das obras de expansão dos terminais.
A expectativa é de que a movimentação adicional nos aeroportos durante a Copa chegue a 3 milhões de passageiros. A carência de 366 mil metros quadrados calculada pelo estudo independe deste número, já que os aeroportos estarão operando em seus limites antes mesmo do evento esportivo.
"Quando um copo está quase transbordando, qualquer gotinha a mais causa problemas", diz Elton Fernandes, coordenador do estudo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário