quarta-feira, 4 de julho de 2007

Kleimer Martins & Márcio Lucena

Residência Gerson Pinheiro














Locação e Coberta


Pavimento Térreo


Pavimento Superior




.
Com um programa de necessidades direcionado a uma família de classe média, o projeto da Residência Unifamiliar desenvolveu-se a partir da busca por uma linguagem arquitetônica livre de excessos e adequada as condições climáticas e circunstâncias culturais da região. Inspirada no Estilo Internacional, a volumetria segue linhas modernistas. A distribuição dos espaços internos foi realizada racionalmente de modo que estes pudessem ter maior integração possível com exterior da edificação. No intuito de proporcionar uma relação harmoniosa com a paisagem local, o projeto mescla materiais regionais no revestimento com o sistema construtivo convencional: alvenaria e concreto armado

O desenvolvimento deste projeto foi realizado em três fases:

Fase 01: levantamento de dados referentes ao terreno
Verificação das normativas do condomínio e da prefeitura municipal quanto às possibilidades de ocupação e aproveitamento do terreno
Conferência das cotas e da área do terreno em campo

Fase 02: criação
Determinar o programa de necessidades
Zoneamento dos ambientes da edificação segundo suas funções
Definição do partido arquitetônico

Fase 03: detalhamento técnico
Elaboração do projeto arquitetônico: plantas baixas, cortes, fachadas, perspectivas
Elaboração do projeto executivo: projeto arquitetônico, projeto elétrico, projeto hidráulico, detalhamento de esquadrias, especificação de materiais

Localizado no Bairro do Altiplano, o Condomínio Residencial Cabo Branco é um dos condomínios horizontais pioneiros em João Pessoa. A partir da percepção do crescimento desta tipologia organizacional de moradias na cidade, optou-se por um terreno de 360m² no Cabo Branco Residence Prive para a implantação deste projeto executivo de arquitetura residencial unifamiliar.

O partido arquitetônico adotado, inspirado no Estilo Internacional, busca uma linguagem adequada ao clima e as peculiaridades culturais da região. Livre de excessos utilizando matérias regionais e sistema construtivo convencional de alvenaria e concreto armado, o projeto da residência insere-se harmonicamente na paisagem local. Sua volumetria parte de formas simples que, ora se interceptam, ora se sobrepõem, traduzindo externamente suas funções internas.

Projetada para uma família classe média, formada por quatro pessoas, casal com dois filhos, a residência de dois pavimentos possui 260m² e um programa de necessidades que se distribui em três áreas: social, intima e serviços.

A área social, localizada no térreo, é composta pelo terraço, terraço/garagem para dois automóveis e salas de estar e jantar. As salas possuem pé - direito duplo, integrando-se a área intima através do mezanino, e ao terraço/garagem através de esquadrias de piso a teto que podem se abrir completamente, unindo os ambientes.

O mesmo efeito de ambiente integrado que as esquadrias geram no térreo, ao unir as salas ao terraço/garagem, repete-se no pavimento superior, entre o mezanino e a varanda. A integração desses ambientes proporciona a edificação um amplo conforto térmico, pois permite a ventilação cruzada, e uma generosa iluminação em todo o interior da casa.

O quarto de hóspedes/estudo localiza-se em uma zona intermediária entre a área social e de serviços. O banheiro de visitas, ao lado do quarto de hóspedes/estudo possui dois tipos de aproveitamento: lavabo e suíte.

O bloco de serviços, composto pela cozinha, dependência de empregada e área de serviços localiza-se na porção posterior da casa, no pavimento térreo. A cozinha, por suas dimensões generosas, remete as cozinhas tradicionais nordestinas e exerce também a função de copa.

No pavimento superior encontra-se uma área mais reservada, constituída de um mezanino com função de sala intima, um grande terraço voltado para o leste, proporcionando o largo sombreamento e ventilação da edificação.



Ficha técnica
Arquitetura: Kleimer Martins e Marcio Lucena
Local: Cabo Branco Residence Prive – João Pessoa/PB
Área Construída: 260m²
Projeto: 2004
Obra: 2005
Fotos: Kleimer Martins

Um comentário: