quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cristiano Rolim & Ricardo Nogueira

Residência no Bessa









Uma proposta moderna para um casal de paulistas que no terreno ao lado de sua casa, no bairro do Bessa, queria alojar confortavelmente os pais da senhora. Um programa específico, já estabelecido pela família, com uma divisão espacial dos ambientes no lote já determinada, cabendo ao escritório uma adequação da intenção à legislação municipal e dar a casa uma nova roupagem. O projeto se desenvolve em sala para três ambientes, três suítes sendo uma máster com closet e banheiro adaptado para o casal, garagem para dois carros, copa, cozinha, área de serviço, dependência de empregada e varandas.

Incrustada entre Dois lotes ocupados por duas residências altas, um embasamento de um metro nos foi pedido para amenizar a sensação de sufocamento que o projeto térreo teria. Uma outra premissa era a necessidade de um pé direito alto e confortável, lembrança da casa centenária no interior paulista dos futuros ocupantes da construção.

A casa se desenvolve sobre um eixo norte sul, demarcado em planta e na volumetria por uma grande empena, mais alta que os volumes cobertos, que avança no jardim frontal, percorre toda a circulação até a suíte principal e avança na parte posterior do lote, delimitando e separando visualmente os setores social e íntimo da garagem e do setor de serviço.

As diferenças de altura no setor social, onde o pé direito teria que assumir os três metros e cinqüenta pedidos, e os demais setores, onde a sensação de pé direito muito alta frente às dimensões dos ambientes iria prejudicar o sentido de conforto espacial, nos fizeram optar por um jogo de volumes que caracterizassem essa diversidade. A ausência de beirais necessários para a proteção das aberturas e para uma melhor utilização dos terraços, nos fez propor um jogo de lajes que definem as varandas e avançam na fachada lateral, proporcionando a requerida proteção para as esquadrias dos quartos.

A fim de amenizar a quantidade de aterro, essa mesma laje avança no piso e o embasamento fica recuado cinqüenta centímetros acima do terreno de jardim que está cinqüenta centímetros acima do nível da rua.

Uma grande caixa de vidro faz o fechamento das salas, sendo quebrada por um volume branco que intercepta a grande empena definidora do espaço e da solução volumétrica que entra pela sala, garagem e corredor central, demarcando a intenção arquitetônica de jogo de volumes que se encaixam, se interceptam, se sobrepõem na concepção espacial.

Uma casa moderna paulistana, revista e adaptada as nossas condicionantes climáticas e contextualizada no uso e na aplicação dos nossos materiais.



Ficha técnica:


Arquitetura: Cristiano Rolim e Ricardo Nogueira
Local: Bessa, João Pessoa - PB
Imagens: Cristian Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário