domingo, 12 de abril de 2009

Ana Gabriella de Freitas

Casa Noturna em João Pessoa - PB








Implantação e Coberta

Um dos pontos primordiais para a elaboracao da proposta do anteprojeto para a Casa Noturna foi a insercao do edificio no terreno, buscando o melhor aproveitamento da area e sua interacao com o meio externo.
.
Por se tratar de um terreno irregular, a edificacao, que prima pela forma pura do quadrado, foi implantada de forma a respeitar o recuo frontal de cinco metros.
.

A melhor orientacao para o bloco em relacao a insolacao e ventilacão predominante foi analisada, para garantir o melhor conforto termico aos ambientes. Portanto, a Casa Noturna foi locada de maneira a receber a ventilacao sudeste, privilegiando as areas de setor social.
.
Na area externa foram criadas as areas de empracamento com canteiros e um banco em semicirculo, bem como os estacionamentos de servico, contando com 5 vagas, alem do estacionamento para os artistas, com 3 vagas. Na porcao oeste, foram locadas as areas de lixo e gas.
.
As aberturas do subsolo, com estrutura metalica e policarbonato também podem ser observadas na implantacao. A paginacao dos passeios foi feita com blocos de concreto intertravados, com pigmentacao na cor cinza.
.
A coberta da edificacao e toda em laje impermeabilizada, assim como as marquises que formam o conjunto. Na coberta sera instalada a central de ar para colocacao dos equipamentos de ar split, circundada por um gradil tipo brise da Hunter Douglas, cujo acesso e feito por um alcapão localizado acima da escada de servico.
.

Subsolos

Os pavimentos Subsolo 01 e 02, a 3.00 e 6.00 metros abaixo do nivel 0.00 respectivamente, foram criados para suprir o numero minimo de vagas exigidos pela STTrans. Considerando que o anteprojeto da Casa Noturna esta sendo proposto para um publico de 400 pessoas e estabelecendo a relacao de 1 vaga para cada quatro pessoas, temos um total de 100 vagas exigidos por lei. Para tanto, foi necessario propor dois subsolos que totalizaram 133 vagas
para carros, das quais 2 vagas sao adequadas para PNE (portadores de necessidades especiais) e 55 vagas para motos.
.
O subsolo 01 é ocupado pelo estacionamento, por um depósito e pelo poco do elevador. No subsolo 02, alem do estacionamento e do deposito, encontra-se tambem a area reservada para os geradores.

Uma circulacao vertical foi criada interligando os dois subsolos e permitindo a acessibilidade, haja vista tratar-se de um a rampa com inclinacao de 8,33%. E por meio desta que se tem acesso ao pavimento terreo.
.
A ventilacao e iluminacao desses pavimentos foram feitas por meio de aberturas que se repetem desde o pavimento terreo, permitindo a aeracao do ar.


Pavimento Térreo
.
O terreo encontra-se no nivel 0.50, abrangendo todo o setor administrativo e de servicos, o hall de acesso social e dos artistas, os caixas e o bar principal, bem como o palco, camarim e a bateria de banheiros femininos e masculinos Neste pavimento se observa a setorizacao dos espacos, diferenciando os acessos e circulacoes.

O acesso social e feito pela entrada principal, abrigada por uma grande marquise em concreto e marcada por uma passarela em madeira de 3 metros de largura e 30 metros de comprimento, um amplo espaco com intuito de evitar-se o tumulto e desconforto, no caso de filas, durante o funcionamento da Casa Noturna.
.
Na lateral esquerda, o acesso dos artistas e feito por uma rampa ligada diretamente a uma circulacao que da acesso ao palco e ao camarim, evitando o cruzamento com o publico. O camarim e composto por uma sala e um lavabo, adaptado para PNE, contribuindo para o conforto e comodidade dos artistas.
.
O acesso de servico e feito pela porcao posterior do estabelecimento, onde tambem se concentra todas as areas de apoio e administracao.
.

Area Social
.
O setor social no terreo inclui o espaco ocupado pelos caixas, pelo salao bar e pelo lounge, alem dos banheiros femininos e masculinos.
.
O salao e composto pelo bar, pela area das mesas e palco, pelas escadas e elevador. O lounge se configura em uma area mais reservada e intimista. Os banheiros possuem ampla area, todos adaptados aos portadores de necessidades especiais.
.
Todas as circulacoes estao projetadas de forma a permitir o livre acesso a qualquer individuo, possibilitando o giro da cadeira - de rodas.
.




Servicos
.
O setor de servicos compreende o almoxarifado, que inclui o deposito de bebidas, o deposito de alimentos e o DML; uma pequena area de servico, para execucao de servicos gerais; os vestiarios feminino e masculino, adaptados para PNE; a cozinha, incluindo a despensa, integrada ao bar e a praca de garcons atraves de um passa-pratos. Todos esses ambientes estao interligados por uma circulacao central de servico.
.
Administracao
.
O setor administrativo abriga a sala de administracao com banheiro; uma sala de descanso, permitindo ao proprietario do estabelecimento usufruir de conforto em seu ambiente de trabalho; uma sala de reuniao, ligada a administracao e com acesso direto a circulacao de servico; e uma sala de processamento de dados (CPD).
.

Primeiro Pavimento – Terraço Bar
.
No primeiro pavimento (+4.15m) encontra-se o Terraco Bar, area aberta do estabelecimento, que promove uma interacao e um dialogo com a paisagem e o entorno imediato. Trata-se de um espaco mais descontraido, composto de uma ampla area para mesas, um ambiente de jogos, bar e um lounge.
.
O Hall de acesso e os banheiros, dois lavabos adaptados para PNE, sendo 1masculino e o outro feminino, compoem nesse pavimento, juntamente com as circulacoes verticais, o unico bloco fechado. A diferenciacao de pisos nesse ambiente, ora em porcelanato rustico, ora em marmore boticino tratado, promovem uma delimitacao dos espacos sem que seja necessario a construcao de barreiras fisicas.
.
O bloco central e todo revestido em madeira ipe ripada, completando a interacao com a paisagem circundante.




Segundo Pavimento – Boate
.
O terceiro pavimento abriga a Boate do estabelecimento proposto, uma caixa fechada, com pequenos rasgoes de iluminacao, composta pela pista de danca, cabine do Dj, banheiros feminino e masculino, lounge e bar.
.
Nesse pavimento, a iluminacao representa o grande diferencial do ambiente, apresentando-se portanto, uma planta de forro com indicacoes do funcionamento do sistema a ser adotado. E importante lembrar que a especificacao da iluminacao e acustica nesse trabalho estao aqui indicadas como diretrizes a serem seguidas na concepcao futura dos projetos de interiores, acustico e luminotecnico, haja vista que tais solucoes necessitariam de uma concepcao mais detalhada.







Corte transversal
.
Corte longitudinal

.
.
Ficha técnica
.
Trabalho Final de Graduação
Instituição: Unipê
Ano: 2008
Orientador: Oliveira Júnior
Imagens: Rafael Targa

8 comentários:

  1. muito bom o blog, já está nos meus favoritos para voltar e ver coisas novas da arquitetura brasileira
    lúcio
    http://habitabrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. caramba,ana gabriela detonou msm!
    seria mt massa se saisse do papel o projeto!

    ResponderExcluir
  3. caramba aana gabriela detonou com esse projeto, se saisse do papel, ia ser mt massa!

    ResponderExcluir
  4. Obg Thaís!! Seria bom mesmo...eu ia achar ótimo""

    ResponderExcluir
  5. Ana Gabriella, por um acaso vc perdeu sua habilitação em Recife?

    ResponderExcluir
  6. Perdi sim.. no inicio desse mês!!! Vc achou??

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Gabriella! parabens pelo seu projeto! Está realmente muito bom!
    Sou estudante de arquitetura e já iniciei a pesquisa do meu TFG. E o tema é o mesmo.
    Você poderia disponibilizar o material que usou para pesquisa, por favor? estou tentando encontrar o máximo de informações possível. Se puder, aqui vai o meu email: mairamarques_42@hotmail.com
    agradeço desde já! sucesso pra vc!!

    ResponderExcluir