sexta-feira, 6 de julho de 2007

Wilma Fernandes

Conjunto Religioso em Lucena - PB












Implantação




Igreja - Pavimento Térreo


Igreja - Pavimento Superior


Igreja - Corte Transversal 01

Igreja - Corte Transversal 02


Igreja - Corte Longitudinal


Escola - Pavimento Térreo


Escola - Pavimento Superior



Escola - Corte Transversal 01

Escola - Corte Transversal 02


Escola - Corte Longitudinal 01


Escola - Corte Longitudinal 02

DECISÕES DE PROJETO
.
A implantação dos edifícios inspirou-se na irregularidade das divisas do lote e na exigência, por parte do prefeito da cidade, de ali se construir uma praça. Sendo assim, para ela foi reservada a esquina e a igreja foi projetada na sua frente. Ao lado da igreja, ligada por uma passarela coberta, foram localizados a escola, com seu pátio descoberto. Todos os espaços remanescentes receberam tratamento paisagístico proporcionando com isso recantos agradáveis.
De acordo com as atividades que serão desenvolvidas no conjunto, foram dispostos três acessos: o da igreja, pela praça; o da escola, pelo estacionamento e finalmente o de serviço, pelo recuo lateral.
Trabalhando com formas simples e recortes para iluminação e ventilação, o partido arquitetônico adotado faz uso de cores para despertar o interesse e de uma composição volumétrica feita com jogo de alturas. Os dois blocos se relacionam entre si, embora tenha sido dado maior destaque à igreja pela sua localização no terreno, pela sua forma e proporção.
Para adequar-se ao reduzido orçamento, a proposta utiliza materiais recorrentes na arquitetura local, adotando como sistema construtivo alvenaria de tijolos cerâmicos e estrutura de concreto convencional, mas também faz uso de materiais mais contemporâneos como a estrutura metálica utilizada na cobertura da igreja.
As fachadas principais da igreja e da escola estão voltadas para o poente, daí a utilização de pequenas aberturas quadradas, dispostas aleatoriamente, que protegem os ambientes internos contra a radiação solar direta ao mesmo tempo em que permitem a saída do ar quente e provocam uma sugestiva fonte de luz natural.
.
A Igreja
A igreja é composta por um salão tipo auditório com capacidade para 350 cadeiras dispostas em leque e por um altar mais elevado com depósito e camarim. No mezanino estão localizados a cabine de som, a secretaria e o gabinete pastoral para atendimento e aconselhamento.
A organização dos espaços condiz com a cerimônia e as atividades da doutrina. O acesso se dá pela porta principal e pela porta lateral que se liga à escola através da passarela coberta, ainda tendo a possibilidade de mais duas saídas por portas laterais. Além desses acessos temos uma entrada de serviço, que fica atrás do altar.
Para garantir uma ventilação cruzada constante, as paredes laterais da igreja, segundo o eixo Norte-Sul, são de elementos vazados dispostos em empenas verticais escalonadas, enriquecendo ainda mais a percepção do espaço interno. Ainda pensando no conforto térmico, para permitir a saída do ar quente, a igreja foi dotada de uma faixa de esquadrias altas, logo abaixo do telhado de alumínio, dispostas segundo o eixo Norte-Sul, dos ventos dominantes.
Para vencer os grandes vãos do salão central, evitando pilares internos, foi utilizado um sistema estrutural de cobertura composto por duas vigas metálicas no sentido longitudinal, e por três tesouras metálicas, no sentido transversal, vencendo respectivamente os vãos de 16,50 m e de 8,30m.
.
A Escola
Projetar uma escola que servisse de apoio para as atividades da igreja e também funcionasse como centro profissionalizante, foi um desafio devido a pouca área disponível e diante da escassez dos recuos. A solução foi criar salas multifuncionais, dispostas em dois pavimentos, abrindo para um grande saguão central. Quanto aos serviços, estes foram localizados numa posição estratégica que fosse de fácil acesso tanto a partir da igreja como das salas de aula.
Seguindo o programa de necessidades, optou-se por destinar as três salas do térreo ao público infantil. No térreo encontra-se também a recepção, a secretaria, o almoxarifado, a cozinha, a área de serviço, a casa do morador, além dos sanitários feminino e masculino com bateria adaptada para portador de necessidades especiais.
No pavimento superior foram colocadas três salas que poderão ser utilizadas pelos cursos profissionalizantes e pela escola de líderes da igreja, além dos sanitários.
O amplo saguão central funciona como o principal elemento de articulação dos espaços, podendo ali ser desenvolvidas tanto as atividades da igreja como do centro profissionalizante. As portas-camarão que o interligam ao pátio descoberto, permitem a total integração entre estes espaços, necessária em eventos como festas de casamento ou momentos de comunhão.
A escola tem três acessos: pelas portas tipo-camarão, pelo portão que se liga à igreja através da passarela coberta, ou ainda pela entrada de serviço que dá para o salão. A circulação vertical se dá por escada acessível.
O jogo dos telhados com diferentes alturas e a utilização de cores vivas nos volumes, à semelhança da igreja, personalizam e identificam o edifício, além de lhe conferir um aspecto acolhedor e estimulante.
O aproveitamento da iluminação natural completa a concepção do projeto ao adotar grandes vãos para as janelas, tanto nas salas como no corredor, além do espaço deixado entre o telhado e a laje para contribuir na eficiência da ventilação natural.
.
A Casa do Morador
A moradia do zelador está localizada no térreo do edifício da escola. Com 44,75 m2 é constituída por uma sala de estar, um quarto, um banheiro, cozinha e área de serviço.
O acesso é feito tanto pela porta que fica próximo à recepção da escola ou pela da área de serviço. Sua localização abrindo para os fundos do lote, na face nordeste, foi planejada de forma a proporcionar maior privacidade.
A área externa da edificação foi destinada aos jardins e ao playground. Conta também com um estacionamento de 18 vagas.
.
.
Ficha técnica
Projeto Final de Graduação
Instituição: UFPB
Ano: 2006
Orientadora: Elisabetta Romano
Imagens: Wilma Fernandes

2 comentários:

  1. belíssimo projeto! acho as cores um pouco vivas demais...porém é óbvia a citação á santo antônio em tam baú , projeto e obra em que estive á frente....me sinto orgulhoso e feliz....Obs...a planta da igreja é perfeita.

    isnardbarroso@bol.com.br
    83 88033677

    ResponderExcluir
  2. força sempre!
    Urbana Legio Omnia Vincit!
    Muito amor e muita paz pra você!

    isnardbarroso

    ResponderExcluir