sábado, 7 de julho de 2007

Rafael Queiroz

Unidade de Saúde da Família


.

Problemática
Até meados de 2005, nenhum município paraibano dispunha de projeto arquitetônico específico para as Unidades de Saúde da Família. Os estabelecimentos em funcionamento surgiram, principalmente, por meio de reformas em edificações residenciais, proporcionando: a) configurações espaciais improvisadas; b) inadequações dimensionais que comprometem a qualidade do serviço oferecido; c) estrutura física inflexível, dificultando incorporação de novos ambientes, quando necessário.
.
Justificativa.
Tendo em vista a problemática apresentada, conclui-se que o aproveitamento de imóveis existentes para estruturação de Unidades de Saúde da Família dificilmente propicia uma organização espacial adequada para o tipo de trabalho ali exercido, tornando-se necessário conceber uma edificação exclusiva para as atividades deste programa.
.
Objetivos
Elaboração de anteprojeto arquitetônico de uma Unidade de Saúde da Família, incorporando como objetivos específicos: a) concepção de maneira a permitir sua expansão, adequando-se às novas funções a serem incorporadas na unidade; b) racionalização da obra a partir do uso de um sistema construtivo que reduza o tempo de instalação da unidade, tornando este processo mais prático, limpo, sem se distanciar da realidade de custo do sistema tradicional.

Sistema Construtivo
Durante a pesquisa por um sistema construtivo que conferisse à obra sua rápida construção e facilidade de ampliação, observou-se: a) um grande número de sistemas que empregam concreto ou grandes perfis metálicos, sendo mais apropriados para obras verticais, com ênfase nas habitações de baixo custo; b) conseqüente pouca praticidade e agilidade para as expansões. O sistema que mais se adequou à necessidade de expansibilidade, velocidade e possibilidade de manter o prédio funcionando durante a as ampliações foi o Light Steel Frame.
.
O Light Steel Frame
É um sistema caracterizado por sua concepção racional, estruturado a partir de perfis de aço galvanizado, os quais compõem painéis portantes e não-portantes, possibilitando uma construção a seco com grande rapidez de execução
[1]. Dentre suas vantagens, Hélcio Hernandes destaca: a) redução em 1/3 dos prazos de construção convencional; b) o alívio nas fundações, devido ao reduzido peso das paredes leves e portantes, proporciona custo de 20% a 30% por metro quadrado inferior ao convencional; c) facilita a manutenção de instalações hidráulica, elétrica, ar condicionado, gás, etc.
.
Premissas de Projeto
A principal premissa de projeto adotada é referente à contigüidade, flexibilidade e expansibilidade da edificação
[2]. Ainda que sejam itens inerentes a esta natureza de projeto, percebe-se ser muitas vezes negligenciada quando se trata de uma simples unidade pública de saúde. Deste modo, estes princípios nortearam não só a escolha do sistema construtivo aplicado, como também a configuração da planta baixa elaborada.
.

Programa de Necessidades e Ampliações
O Ministério da Saúde, através da publicação do Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde (2006), elenca todos os ambientes mínimos recomendados para Unidades de Saúde (Programa de Necessidades), e suas respectivas áreas , de acordo com o número de Equipes de Saúde da Família que ela comporta, sendo o limite máximo de 03 equipes por unidade. Assim, o projeto foi concebido de modo a contemplar 02 expansões, cada qual incorporando os ambientes necessários para a chegada de uma nova Equipe de Saúde da Família.
.
Expansões e o Sistema Construtivo

A tônica do projeto é a necessidade de expandir-se levando em conta as seguintes considerações: a) incorporar novos ambientes sem interferir no zoneamento prévio existente; b) propiciar menor tempo de reforma; c) não interromper as atividades em andamento no estabelecimento durante a reforma. A resposta a estas condicionantes implicou na configuração linear do projeto e na escolha do sistema construtivo Light Steel Frame. A seqüência a seguir ilustra, em planta baixa, o desempenho das expansões.







.
Ventilação Natural
A ventilação predominante no município de João Pessoa provém da direção Sudeste com variantes de Nordeste. O projeto privilegiou os ambientes de trabalho com maior tempo de permanência de funcionários (Salas Médicas e procedimentos), locando-os na porção Leste do terreno. A Oeste foram situados os ambientes caracterizados como serviço ou aqueles que requerem uso de refrigeração artificial devido à natureza de suas atividades (Auditório e Sala Odontológica).
Foi garantida a ventilação cruzada no ambiente de Espera e Recepção com o uso de cobogó na porção Norte desses recintos, bem como em todas as Salas Médicas e Procedimento, através de abertura superior no limite Oeste desses cômodos. Ainda, a unidade possui suas circualções arejadas e abertas, proporcionando, além da constante renovação do ar interno, o aproveitamento da iluminação natural e a integração com o exterior, destinado a jardim.




.
Modulação e o Light Steel Frame
O Light Steel Frame requer uma modulação de 40 x 40cm ou de 60 x 60cm. O projeto em questão utilizou a malha de 40cm, estando todos os cômodos, portanto, com dimensões de eixo submúltiplas de 1.20m, considerada adequada para se trabalhar com estabelecimentos assistenciais de saúde. Normalmente se utiliza perfis “U” enrijecido com 90 x 40mm de bitola, porém há casos em que tal bitola deve ser maior, chegando a 200 x 40mm.
.

Notas
.
[1] CASTRO, Renata Cristina Moraes de; FREITAS, Arlene Maria Sarmanho. Manual de Construção em Aço. Steel Framing: Arquitetura. Rio de Janeiro: Centro brasileiro de Construção em Aço CBCA, 2006.[2] MIQUELIN, Lauro Carlos. Anatomia dos Edifícios Hospitalares. São Paulo: CEDAS, 1992.
.
.
Ficha Técnica

Projeto Final de Graduação
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Ano: 2006
Orientador: Hélio Costa Lima
Co-orientador: Ernani Henrique Jr.
Imagens: Rafael Queiroz, colaboração de Carolina Tavares

5 comentários:

  1. Fiquei muito interessada em saber mais sobre esse projeto e gostaria de contatos. Por favor envie mais informações sobre pessoas de contato. Enviar para marialf.santos@gmail.com


    Grata, Maria Lucia de Freitas, RJ

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em saber mais informações sobre esse projeto. Gostaria de fazer contato com as pessoas envolvidas. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  3. Visto que se fala sobre o Light Steel Frame (Framing) neste blog, aproveito para informar que existe um site em português com centenas de páginas sobre este sistema construtivo. É desenvolvido por um gabinete de engenharia de Portugal e assim pretende ser uma enciclopédia onde se tiram dúvidas de técnicos e do público em geral.

    Aqui estão os endereços:

    http://futureng.wikidot.com
    http://www.facebook.com/pages/FUTURENG/123938944285624

    Espero que seja útil para responder a questões existentes. Também podem ser colocadas dúvidas que serão respondidas sempre que possível.

    ResponderExcluir
  4. Cara, muuuito bom mesmo!!!
    Estou fazendo também meu Trabalho Final de Graduação em Light Steel Frame, mas estou fazendo uma Creche!
    Gostaria de saber como você fez a perspectiva da estrutura do Light Steel Frame??!!!!!
    Parabéns pelo trabalho!!
    Renato Farias.

    ResponderExcluir
  5. Renato,

    apenas agora vi teu comentário. Diz teu endereço e assim poderemos nos comunicar melhor, ok?

    ResponderExcluir