sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Cristiano Rolim & Ricardo Nogueira

Residência L. Barros








Pavimento térreo


Pavimento superior


Corte transversal

.

.
O lote de condomínio horizontal no Altiplano de João Pessoa tem características particulares que conferem ao terreno privilégios com relação à ventilação, privacidade e visuais.Por ser um terreno no fim de uma quadra com sua dimensão maior voltada para o leste e tendo ainda, à sua frente, uma área de jardim do condomínio, a casa se desenvolve de forma a criar um pátio central que abriga e distribuí as funções do programa estabelecido pelos clientes.
.
O casal de executivos com dois filhos adolescentes que gostam de receber, queriam um imóvel que fosse reflexo de um estilo de vida fluído e integrado, mas que preservasse a intimidade e que retratasse, na concepção arquitetônica, uma casa.
.
Tirando proveito das qualidades do terreno, propomos uma grande chegada pela porção sul/leste do lote com uma marcação de acesso de visitantes balizada por uma mureta de pedra que separa o abrigo de autos.A grande sala se estende no sentido longitudinal da implantação, abrindo-se também para o terraço e a área de lazer, valorizada pelo pé direito duplo e pela caixilaria em vidro e PVC branco. Da garagem pode-se ter acesso à varanda lateral, integrando os espaços nos dias de receber.
.
Um misto de gabinete/quarto de hóspedes com banheiro integrado completa a área social da casa. O setor de serviço se liga às salas por uma copa que leva a dependência e a cozinha que também se integra ao terraço, fechando a ligação dos espaços com essa área central de convivência.
.
No lado oeste da sala, uma escada engastada no volume de pedra sobre um jardim faz a ligação com o pavimento superior que se desenvolve em dois blocos. Na frente duas suítes para os filhos, sendo a da menina com varanda. Na parte posterior a grande área do casal com suíte, varanda, closet e sala de banho. Uma passarela metálica faz a ligação dos dois blocos íntimos, cortando o pé direito duplo.
.
O projeto tem feição moderna, contextualizada com nosso tempo, sem perder as características de “casa com cara de casa” pedida pelos proprietários.A grande água que protege a construção e se prolonga em grandes beirais é quebrada pela inserção de volumes e texturas que enriquecem a concepção arquitetônica no uso das aberturas e no balanço que marca o pórtico de entrada no abrigo de autos. O terraço interno, ponto de encontro e distribuição de funções, é na verdade, uma grande laje que liga os dois volumes superiores e ameniza a grande empena envidraçada no nascente. A sala com pé direito duplo e madeiramento aparente tem sua ventilação garantida por brises de madeira próximos aos beirais nas fachadas leste e oeste, garantindo a constante renovação de ar.
.
A preocupação e o cuidado nos detalhes agregam valor estético ao projeto, o uso de materiais modernos e a solução plástica arquitetônica arrojada na forma, não quebram o aconchego da residência, premissa primeira dos proprietários.
.
Outro ponto de reforço da proposta é a preocupação ambiental. O projeto está sendo desenvolvido para obter o reaproveitamento de águas e o aquecimento solar, trazendo à arquitetura o conceito pretendido pelo escritório de atualidade tecnológica, reflexo do nosso tempo, mas ainda assim, uma concepção de espaço de habitar contextualizada no nosso clima e nossa cultura.

.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Cristiano Rolim e Ricardo Nogueira
Área construida: 354m²
Construtora: Audaz
Fotos: Cristian Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário