domingo, 17 de maio de 2009

Oliveira Júnior

Condomínio residencial à beira mar





.
O empreendimento consiste em um condomínio horizontal num terreno à beira mar da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um conjunto de residências de médio padrão para alugar. O terreno com 24m de largura por 100m de profundidade oferecia duas possibilidades de implantação: voltar o acesso das residências para as laterais, colando os fundos das edificações e gerando duas ruas de acesso, ou abrir uma rua central única e voltando os fundos das residências para as laterais.
.
A nossa opção foi pela segunda alternativa baseou-se no fato de que uma avenida central proporcionaria uma maior integração social entre os residentes e maximizaria a área destinada a construção. O aspecto menos favorável se deu pelo fato das residências se posicionarem frente a frente possibilitando um maior contato visual entre os espaços interiores das mesmas. Para garantir a privacidade e a individualidade do setor íntimo as varandas dos quartos, posicionados no andar superior, receberam empenas que impedem o contato visual direto entre os vizinhos de frente e conduz o olhar do morador na direção do mar e dos ventos predominantes.
.
O conjunto arquitetônico foi composto por duas tipologias distintas: uma sequência de residências geminadas com dois quartos distribuídas ao longo do terreno e voltadas para a rua central; e duas residências isoladas com três quartos, na frente do terreno, voltadas diretamente para o mar.
.
A racionalidade construtiva e a utilização de materiais mais resistentes e de fácil manutenção proporcionam a durabilidade e a praticidade necessárias à obra voltada para um cliente efêmero e de rotatividade previsível.
.
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Oliveira Júnior
Estagiários: Ana Luíza Azêvedo, Lívia Loureiro e Gustavo Gueiros
Maquete: Ana Luiza Azêvedo e Rodrigo Rathge
Renderização: Rodrigo Rathge
Local: Praia do Cabo Branco, João Pessoa - PB
Projeto: 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário