sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Oliveira Júnior

Auto Shopping Maceió - AL

















.
.
O Auto Shopping Maceió é um shopping temático, dedicado a comercialização de veículos seminovos, concebido dentro de um novo conceito varejista e envolvendo arrojadas instalações arquitetônicas. O empreendimento será implantado no início da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro de Martins, principal acesso à capital de Alagoas.

As diretrizes projetuais incluíram o aproveitamento dos galpões industriais existentes no local e a maximização das áreas locáveis.
Compreendendo um total de 30 lojas de veículos, o Auto Shopping Maceió ainda conta com área para Bancos, Financeiras, Detran, Despachantes, Praça de Alimentação e amplo estacionamento.

A setorização das funções, respeitadas as pré-existencias, definiu-se em torno do fluxo de acesso e saída de veículos. Nesta lógica o Detran, como equipamento polarizador, foi locado mais ao fundo e à esquerda contribuindo para valorizar as lojas da porção mais periférica. Logo em seguida, dinamizando e complementando as ações para fomentar este percurso natural, instalou-se a Praça de Alimentação mais próxima a saída, num local ajardinado e aprazível. Esta posição também confere maior visibilidade das lanchonetes para o público externo em geral.

As salas da administração, bancos e serviços ficaram no pavimento superior da “silenciosa” edificação em alvenaria branca e concreto, situada logo a entrada principal, reservando-se o pavimento térreo para a comercialização de veículos.

O partido arquitetônico procurou preservar a configuração estrutural existente, complementando-lhe de forma a ampliar seus espaços de cobertura. O galpão frontal foi redesenhado para abrir-se ao máximo para o espaço urbano, definindo-se como uma ampla vitrine. A nova estrutura em treliça metálica inclina-se desde a parte mais alta da fachada e prolonga-se até o interior da loja, tocando o ponto mais baixo das vigas em concreto existente. U
m grande painel em brise-soleils laranja faz a proteção contra as intempéries e ameniza a incidência solar nas lojas.
O desenho ainda é marcado pelo revestimento lateral em chapas de alumínio escovado, recortada por um detalhe em chapa metálica com pintura automotiva na cor laranja profundo. Os pilares em “V” recebem toda a carga da nova estrutura sem comprometer os existentes com novos esforços.
Nos lanternins originais foram adicionados brises translúcidos em policarbonatos para aumentar o nível de luminosidade no espaço interno e facilitar a ventilação cruzada.

O galpão secundário, em estrutura modular pré-fabricada, prolonga-se com auxílio de mãos francesas em perfil “I” metálico e a coberta é arrematada por um frontão também em chapas de alumínio.

Os volumes dos banheiros da Praça de alimentação foram revestidos em pedra, numa referência a natureza, contrastando-se à frieza metálica do alumínio da fachada, uma referência automobilística.
..
.
Ficha técnica.
.
Arquitetura: Oliveira Júnior
Estagiário: Matheus Quirino
Levantamento: Luiz Rogério
Imagens 3D: Acro
Projeto: 2007
Obra: em andamento
Área do terreno: 11.486,00m²
Área de costurção: 7.192,30m²
Local: Maceió, Alagoas - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário