segunda-feira, 4 de junho de 2007

Manoel Farias

Residência Cordeiro







.

.

Este projeto de residência unifamiliar foi desenvolvido para ser implantado em um condomínio horizontal localizado no Bairro Portal do Sol, próximo à Ponta dos Seixas, marco turístico da capital paraibana e ponto mais oriental das Américas. Obtido pelo remembramento de dois lotes de 12x30m, o terreno é caracterizado basicamente pela testada orientada para o Sul, topografia plana, ausência de vegetação de interesse e pela proibição, por parte do condomínio, da execução de muros.
No programa estabelecido, os clientes – uma família formada por um casal e suas duas filhas - solicitam além dos espaços necessários à habitação, a implantação de generosa área de lazer com piscina, para onde os ambientes sociais da casa deveriam abrir-se, sem esquecer da necessária privacidade dos usuários em relação à rua. Nas expectativas da família, o desejo de viver em uma casa “moderna”, “toda branca...”.
O conceito do projeto prima pela busca de uma imagem contemporânea, da simplicidade formal, da monocromia em branco, da horizontalidade e do ângulo reto. A solução adotada propõe a execução da edificação em dois blocos perpendiculares entre si, locados de modo a gerar uma ampla área “interna” onde foi implantada a piscina. O bloco principal, longitudinal ao terreno, abriga as funções sociais e de serviço em seu pavimento térreo, e isola as áreas íntimas em seu pavimento superior. No bloco menor encontram-se a garagem, depósito e apoio da piscina (wc e sauna).
A composição baseia-se no diálogo entre volumes de linhas retas. Um grande volume em L repousa sobre um prisma retangular, ao mesmo tempo que se descola deste pela inserção de esquadria de madeira trabalhada em venezianas móveis. Uma caixa em balanço, com bordas chanfradas a 45º, projeta-se sobre o acesso principal da casa, acolhendo o usuário. Esta caixa é rasgada pelo cruzamento do volume da garagem, cuja laje de coberta gera um solário. Esta área conecta-se a varanda do piso superior, formada por uma laje em balanço que se projeta da caixa e abriga o terraço, no pavimento térreo. A parede de vedação da garagem fornece a necessária privacidade para a área de lazer, em relação à rua, além de configurar um volume de destaque na composição deste espaço, trabalhado em aberturas de formas e dimensões variadas e revestido em pastilhas brancas, contrapondo-se ao reboco liso branco das demais superfícies da edificação.
Grandes esquadrias em vidro com caixilharia de madeira laqueada em branco fazem a ligação, tanto física quanto visual, entre interior e exterior, além de possibilitar abundante fluxo de ventilação natural nos ambientes de permanência prolongada.
A face poente da edificação é marcada pela expressividade do grande paredão quase cego, sutilmente vazado em aberturas horizontalizadas e furos quadrados, com destaque para a esquadria localizada no nível do piso da sala, que cria uma surpresa arquitetural neste espaço. Contrapondo-se a esta horizontalidade, o volume do reservatório configura um ponto focal na composição desta fachada, através do pequeno saque e do tratamento em pastilhas brancas.
No interior, destaque para a área de pé-direito duplo abundantemente iluminada pelas grandes esquadrias voltadas para a área de lazer. Este espaço configura uma área de conexão física e visual entre as diversas zonas funcionais da casa. Aqui está inserida a escada, uma laje maciça de concreto que se “dobra” formando os degraus, apoiada apenas em suas extremidades. A escada leva a uma passarela em L que dá acesso aos quartos e a varanda e é formada por lajes em balanço sobre o vazio da sala e protegida por guarda-corpos metálicos que combinam perfis de seção quadrada com acabamento em pintura automotiva branca e fechamentos em tubos de aço inox.

.

FICHA TÉCNICA

Local: Condomínio Cabo Branco Residence Prive, João Pessoa/PB
Arquitetura: Manoel Farias
Estrutura: Francisco Lucas
Complementares: Válder de Souza Filho (elétrico) e Eliomar da Silva (hidro-sanitário)
Imagens: Manoel Farias (modelagem) e Acro Arquitetura e Comunicação (renderização)
Projeto: 2006
Construção: Em andamento
Área do terreno: 720,00 m²
Área de construção: 379,85 m²

Nenhum comentário:

Postar um comentário