sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia do arquiteto

Não importa o que você faça, só que faça diferença.

A imagem de um papai noel publicada hoje no portal G1 revelando-o sem as suas vestes tradiconais me reportou a máxima de que por trás de todo indivíduo há um ser humano único e me inspirou a escrever este curto texto. Sua pele tatuada, impossível de ser percebida abaixo da indumentária com a qual se traveste, é uma metáfora que remete ao verdadeiro "eu" oculto nos anônimos rostos dos transeuntes. Reconhecê-los, identificar suas legítimas necessidades e incorpora-las nas estratégias de ação projetual são os os principais objetivos profissionais do arquiteto. Acima de qualquer idiossincrasia estão os verdadeiros interesses sociais e coletivos da cidade.

"Por trás de todo indivíduo há um ser humano único."
Vitor Martins é artista plástico e trabaha como Papai Noel há 10 anos.
Foto: Paulo Toledo Piza
Fonte: Portal G1

Toda ação projetual interfere diretamente na relação singular que cada indivíduo trava cotidianamente com os espaços públicos e privados. Esta relação pode se subverter em vitalidade ou "desertificação urbana, coesão ou segregação socio espacial, integridade física e emocial ou medo e insegurança, sustentabilidade e conforto ou caos e crescimento desordenado.

Esperamos que o dia dedicado aos arquitetos seja um momento de reflexão sobre o nosso verdadeiro papel na sociedade. Desejamos que o "encantamento" com a profissão nos tome de "assalto" para que possamos (re)construir as nossas cidades com o vigor e a justiça social que todos merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário