quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A questão urbana e o pós eleições

Campina Grande, ou qualquer outra cidade brasileira ...

Na última sexta-feira pela manhã tive que me deslocar de João Pessoa até Campina Grande para deixar uma pessoa no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo. A estrada duplicada permitiu uma viagem rápida, tranquila e segura. Ao descer no Terminal tive a sensação de que o ar condicionado do nosso veículo proporcionava uma temperatura muito mais amena que o "friozinho" que fazia em Campina Grande naquele horário.
A semelhança entre os terminais rodoviários de João Pessoa(82) e Campina(85)  não é mera coincidência e todo mundo já sabe disso. O excelente projeto de Glauco Campelo foi adaptado para a Rainha da Borborema sem nenhum pudor e com menor exigência estética. Não obstante a rodoviária cumprir bem o seu papel, os imponentes e elegantes pórticos em balanço do Terminal Severino Camelo foram substituídos por uma estrutura espacial que exerce a mesma função de abrigo, porém não desfruta da mesma expressão plástica. Não me perguntem quais os motivos que levaram a essa decisão que eu confesso desconhecer. Uma breve pesquisa no Google não ajudou a debelar minhas dúvidas.

Pórtico de concreto do Terminal Severino Camelo - JP

Estrutura espacial do Terminal Argemiro de Figueiredo - CG


Desculpem-me se me extendi nesta introdução e talvez tenha fugido um pouco do foco deste texto, mas não poderia me furtar deste breve comentário. O fato que me leva a escrever este texto é outro, mas está intrinsecamente ligado ao contexto urbano que cerca o Terminal Rodoviário.

Após desfrutar de um cafezinho no Terminal e embarcar o meu "passageiro" fui orientado por um taxista a virar à esquerda quando deixasse a rodoviaria e a pegar atalho através de um pequeno trecho de terra que me conduziria a Avenida Senador Argemiro de Figueiredo e a saída da cidade. 

Ao fazer o tal percurso me deparei com uma cena bastante comum nos nossos centros urbanos, mas que mesmo assim não deixou de me causar um certo estranhamento. Enquanto passava ao lado da passarela que atravessa a Avenida Senador Argemiro de Figueiredo e conecta o entorno do Terminal Rodoviário com o entorno do Spazzio registrei algumas famílias se acomodando embaixo da mesma, forjando um abrigo com vedações em madeiras, metal e papelão.

Passada as eleições, ainda reverberam os discursos vazios dos candidatos ao governo estadual e à presidência da república sobre as problemáticas urbanas que assolam as nossas cidades. O caos social que parecia distante e um "privilégio" exclusivo dos grandes centros urbanos começa a ultrapassar as barreiras "invisíveis" das periferias para se tornar uma constante no nosso cotidiano. Não é possível fundamentar uma politica de inclusão social pautada no aumento do poder de consumo da população menos favorecida. O Senador Cristovam Buarque em recente postagem no Twitter afirmou que o que tira uma pessoa da miséria "é ter onde morar,onde estudar,onde ser atendido".







No alto a Estação Rodoviária de Campina Grande e abaixo o Spazzio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário