domingo, 6 de junho de 2010

Salve Armando de Holanda!

Recife e Olinda no olho do furacão da arquitetura mundial
Oliveira Júnior ¹
.

Na última sexta  feira às 22:00h foi encerrado o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos no auditório Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco. No balanço geral a comissão organizadora computou 3.033 inscritos, deste total cerca de 1.800 eram mulheres e 1.200 pernambucanos.
.
A presidente do IAB-PE Vitória Régia Andrade agradeceu a todos os presentes pelo sucesso do congresso e leu a Carta do Recife, elaborada durante o 134º COSU. Ao final do discurso Vitória lembrou que a realização do 19º CBA ratifica a importância do Instituto de Arquitetos do Brasil que muitas vezes desenvolve um trabalho anônimo, mas de suma importância para o desenvolvimento cultural, técnico e cientifico da profissão. Concluindo seu pronunciamento conclamou os arquitetos a uma aproximação dos IAB's e a união dos profissionais em torno da viabilização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.  
.
Palestra de Rykwert e Secchi
Foto: Daniela Tavares
.
Estes 4 dias de congresso foram muito intensos e a programação bastante diversificada ofereceu uma vasta gama de opções, divididas entre vários eixos temáticos. As palestras ocorreram simultaneamente e foram bastante concorridas. O corre-corre entre os auditórios revelavam a multiplicidade de interesses.
.
Hospedado em Boa Viagem e tendo que enfrentar o caótico transito da metrópole pernambucana para me desolocar ao extremo oposto de Recife, acabei não chegando a tempo para assitir a palestra de Solano Benitez, ocorrida na quarta-feira (02/06). Na saída do auditório o arquiteto paraibano Marco Suassuna, visivelmente encantado com a palestra declarou: "se eu for embora agora mesmo, o congresso já valeu a pena". O arquiteto Gilberto Guedes (PB), um dos últimos palestrantes do congresso, foi enfático ao afirmar que Solano Benitez apresentou a conferência mais rica do 19º CBA. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo jovem arquiteto cearense Bruno Braga, vencedor do Prêmio Caixa/IAB 2008-2009, na modalidade Habitação Multifamiliar Sustentável em Área de Favela. Segundo Suassuna e Guedes, o paraguaio Benitez trouxe em sua bagagem uma rica experiência cultural e tecnológica extremamente criativa e adaptada a realidade latinoamericana. 
Solano Benitez
Fonte: arcoweb
.
Dentro de um contexto global , formado por uma sociedade fragmentada e culturalmente cada vez mais homogênea, repleta de geometrias complexas, referências tecnológicas e novos paradigmas informacionais e paramétricos, apoiados em sistemas de CAD, CAE e CAM, a obra de Benitez nos leva a refletir sobre a validade destes modelos impostos por  uma sociedade de consumo que induz a standardização da arquitetura, a partir de uma ótica industrial baseada na massificação de materiais produzido por grandes conglomerados econômicos, a exemplo do concreto, do aço e do vidro.
Casa Abu + Font
Arquiteto: Solano Benitez
Fonte: Revista MDC

.
A consonância entre os discursos das principais conferências se deu por meio da reflexão filosófica sobre o modo de pensar a cidade como plataforma para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental. Nesta ótica a arquitetura é uma mera coadjuvante no processo de desenvolvimento urbano.
.
Paulo Mendes da Rocha enfatizou a importância de superarmos as barreiras geográficas e de se explorar o potencial fluvial das cidades. Joseph Rykwert, rememorou as particularidades culturais das cidades do mundo e comentou sobre os efeitos nefastos da globalização, principlamente a "pasteurização" arquitetônica.
.
Bernardo Secchi compartilhou sua experiência com os estudos sobre o planejamento urbano para a "Grande Paris"  dos próximos 30 anos exibindo uma complexo mapeamento metropolitano dissecando suas principais variáveis urbanísticas. Revelou que a equipe se envolveu num extenso trabalho de campo para coletar as percepções e necessidades de uma população multiétinica e de grande diversidade cultural.
O trabalho trouxe a tona conceitos como porosidade urbana que remete a necessidade de mobilidade e acessibilidade intraurbana para promover a vitalidade e a democratização dos espaços urbanos da "cidade luz".
Bernardo Secchi
.
O holandês Ole Bouman pregou o adensamento das cidades, a sincronização e recombinação dos processos  para criar um senso de comunidade. Referindo-se a figura icônica da capa do livro do arquiteto Armando de Holanda (Roteiro para construir no nordeste) assegurou que ali estava estampado a essência da arquitetura. Um abrigo, uma sombra, um local de encontro e vivência comunitária.

Indagando sobre o futuro Bouman destacou a necessidade de mudança de uma arquitetura passiva para uma arquitetura de ação. "Deixemo-nos inspirar pelos problemas da cidade ao invés de temê-los", disse o presidente do Instituto de Arquitetos da Holanda. "Onde há uma necessidade há uma oportunidade" foi a frase que resumiu sua palestra.

Ole Bouman
.
O chinês Yung Ho Chang iniciou sua conferência com a imagem de uma casa chinesa simples registrada por um fotógrafo português. Lembrou sua infância num ambiente semelhante e remetendo-se a o pátio interno da casa onde um hoimem alimentava um pássaro, comentou que ali era o ambiente de convivência comum e a essência da cultura arquitetônica local.
Durante toda a sua exposição ficou claro a presença dos pátios nos seus projetos, quer fossem residenciais ou institucionais. Demontsrando bastante simplicidade e humildade, Chang fez uma bela palestra revelando domínio do objeto desde a pequena escala até o desenho urbano.
Yung Ho Chang
Fonte: spectrum.mit.edu
.
Embora o grande homenageado do congresso tenha sido Borsoi a mensagem maior que ficou foi a de que os princípios de Armando de Holanda continuam válidos e cada vez mais presentes na prática arquitetônica contemporânea, que pese as exigências ambientais e de conforto, mas que sempre fizeram parte da formação dos arquitetos brasileiros, especialmente os nordestinos.
.
Salve Luís Nunes, salve Borsoi, salve Amorim!
Salve Armando de Holanda!

Nota
1. Oliveira Júnior é arquiteto graduado pela UFPB, Mestre em Engenharia Urbana pelo PPGEU/UFPB e professor de projeto e urbanismo do curso de arquitetura do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê.

2 comentários:

  1. Também perdi a palestra de Solano Benitez por causa do trânsito. Estava no caminho de ônibus quando um amigo me chamou para ir de carro. Alguma espera para isso, e estávamos num engarrafamento. Cheguei lá com as pessoas emocionadas saindo do auditório Guararapes... Queria que disponibilizassem os vídeos das palestras de alguma forma.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, há uma grande possibilidade do IAB-PE disponibilizar uma cópia do vídeo da palestra de Benitez para venda ou para os demais IAB's do país.
    Fiquemos atentos!

    ResponderExcluir