quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mais de 3000 congressista no 19º CBA

Borsoi e Mendes da Rocha
Oliveira Júnior ¹

O primeiro dia do 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos foi marcante. A organização do evento computava mais de  3000 inscritos, entre arquitetos e estudantes. Recife não abrigava um evento de arquitetura desse porte desde a Bienal de Arquitetura de Recife/Olinda em 1992. Uma profussão de sotaques reverberavam pelos corredores, halls e auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco. Congressistas de todo o país circularam freneticamente, ávidos por compartilhar e debater conhecimentos e experiências sobre a produção arquitetônica e urbanística moderna e contemporânea.
.
Destaque para a apresentação de Fabiano Sobreira² sobre "Arquitetura e Sustentabilidade: os risco da onda verde" que teceu uma discussão acerca da relação entre os sêlos verdes, o consumo de produtos ditos "sustentáveis", a qualidade do produto arquitetônico e o tripé da sustentabilidade. Com uma postura crítica, Sobreira inquire se o discurso sustentável, presente nos recentes concursos de arquitetura, não estaria mascarando uma possível insustentabilidade de alguns empreendimentos envolvidos nos mesmos.

Fabiano Sobreira
Fonte: http://fabianosobreira.blogspot.com/
.
No auditório Beberibe a homenagem ao mestre Acácio Gil Borsoi foi capitaneada pelo professor Fernando Diniz, ao qual coube a tarefa de coordenar a mesa redonda e mostrar um recorte da produção do arquiteto. Hugo Segawa traçou um panorama nacional e um percurso histórico da trajetória de Borsoi, destacando-o sua importância no cenário regional e nacional com um vetor da modernidade. Ao parabeniza-lo sobre sua exposição ele respondeu prontamente: "é fácil falar quando o conteúdo é bom".
.
Marco Antonio Borsoi mostrou os últimos trabalhos do pai Acácio, com destaque especial para o projeto da Casa de Pernambuco, na cidade do Porto, obra em fase de finalização.

Casa de Pernambuco
Fonte: desconhecida
.
O dono da noite foi mesmo o jornalista José Wolf³, amigo pessoal de Borsoi, que fez uma belíssima e emocionada declaração de amor a arquitetura nordestina. Foi aplaudido ao citar os nomes de arquitetos inesquecíveis como Alexandre Castro e Silva, Janete Costa, Vital Pessoa de Melo e Delfim Amorim; e ovacionado pela platéia ao final da sua exposição.

José Wolf
Foto: Oliveira Júnior
.
Paulo Mendes da Rocha, a estrela mais esperada do dia, decepcionou com sua palestra simplista sobre o Museu dos Coches, na cidade de em Belém, freguesia de Lisboa, Portugal. Com um auditório majoritariamente composto por estudantes, Mendes da Rocha negligenciou em detalhar o processo conceitual, criativo, técnico e funcional da proposta e ateve seus comentários apenas a uma maquete física de estudo.

Aparentemente avesso aos renderes, o pritzker passou os slides tão rapidamete que a platéia não se deu conta que a conferência tinha sido encerrada. Após 13 minutos de exposição sobre o museu derepente a tela ficou preta anunciando o fim da apresentação. Borsoi também não era nenhum exímio conferencista. Coisas de gênio?

Museu dos coches
Fonte: desconhecida
.
Notas
1. Oliveira Júnior

2. Fabiano Sobreira é arquiteto da Câmara dos Deputados, onde coordena a Seção de Acessibilidade e Projetos Sustentáveis. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-1996) e obteve o título de Doutor em Desenvolvimento Urbano pela mesma instituição em 2002, após estágio na University College London (2000-2001). É também editor do site www.concursosdeprojeto.org

3. José Wolf é jornalista, co-fundador da Revista AU e atual editor do boletim do IAB/SP.

3 comentários:

  1. Caro,
    Apenas gostaria de rectificar a localização do novo Museu dos Coches.
    Este fica de facto em Belém, que não é cidade, é uma freguesia de Lisboa. Seria por outras palavras, o mesmo que falar de um SESC da grande Lina, na cidade de Pompeia. Não me parece.
    atenciosamente,
    DNF

    ResponderExcluir
  2. Caro,
    Apenas gostaria de rectificar a localização do novo Museu dos Coches.
    Este fica de facto em Belém, que não é cidade, é uma freguesia de Lisboa. Seria por outras palavras, o mesmo que falar de um SESC da grande Lina, na cidade de Pompeia. Não me parece.
    atenciosamente,
    DNF

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo DNF, grato pela correção. Volte sempre.

    ResponderExcluir