terça-feira, 20 de abril de 2010

Arquitetura brasileira de luto

Pernambuco se despede de Vital Pessoa de Melo.
.
.
 
Vital Maria Tavares Pessoa de Melo

Recife, 19 de abril de 2010 – A Arquitetura pernambucana perdeu na madrugada do último domingo um dos ícones de sua história. O arquiteto Vital Maria Tavares Pessoa de Melo faleceu em São Paulo vítima de complicações respiratórias (CREA-PE, 2010).

"O Arquiteto Vital Pessoa de Melo
Nascido em 1936, Vital Pessoa de Melo formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Recife (hoje UFPE) em 1961, tendo sido aluno de Borsoi, com que trabalhou por vários anos. Vital teve uma sólida formação humanista que incluiu um grande interesse pela arte moderna e contemporânea. Em conjunto com sua prática arquitetônica, ele dedicou-se com afinco a atividades como o design gráfico e ao patrimônio. Toda essa complexa formação foi sintetizada na sua forma de fazer arquitetura. Os projetos de Vital são investigações com grande teor lógico, matemático e geométrico.
.
(...)
.
Seus volumes puros e imponentes são marcados por arestas bem definidas e contornos precisos. Evidenciando as influências do Brutalismo, o tratamento das fachadas é claro e objetivo, com texturas fortes, justaposições vigorosas, encaixes expostos e materiais utilizados de forma aparente, sem nenhum tipo de mascaramento. Um outro aspecto de sua obra é relação com as artes plásticas. Em seus edifícios, ele procura integrar painéis, esculturas e vitrais de artistas, como Anchises Azevedo, Athos Bulcão e João Câmara, além de seus próprios painéis." (MOREIRA, F. D. ; HOLANDA, A. C., 2008) 
.
.
Fontes
http://www.creape.org.br
http://www.docomomobahia.org/AF_Fernando%20Moreira%20e%20Ana%20Carolina%20Holanda_2.pdf

2 comentários:

  1. Grande arquiteto! Perdemos sem dúvida um grande ícone!
    Descansa em paz!

    ResponderExcluir
  2. GRANDE ARQUITETO! SALVE A MEMÓRIA E OS PROJETOS DE VITAL!

    ResponderExcluir