quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curitiba é modelo para o mundo

Curitiba recebeu o prêmio da cidade mais sustentável do Globo 2010

ESTOCOLMO, Suécia, 7 de abril de 2010 - A cidade brasileira de Curitiba ganha o Globo Cidade Sustentável Award 2010. A cidade de Curitiba é premiado pelo excelente desenvolvimento urbano sustentável. A estatueta "The Globe Award"  será apresentada aos representantes da cidade de Curitiba em 29 de abril em um jantar de gala no Museu Nórdica, em Estocolmo, na Suécia.

Curitiba concorreu com Malmo (Suécia), Múrcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul), Stargard Szczecinski (Polónia) e Sidney (Austrália).

The Globe Award for Sustainable City é agora apresentado pelo segundo ano. O objetivo do Prêmio Cidade é o de destacar as cidades, que investem no desenvolvimento urbano sustentável, e que servem de exemplo positivo para o mundo.


A motivação do Júri

"A cidade de Curitiba mostra maturidade em sua compreensão do desenvolvimento urbano sustentável - tanto política quanto de implementação." A abordagem holística é bem enquadrada e controlada, a fim de criar uma comunidade forte e saudável, ajém da integração da dimensão ambiental com outras dimensões, como intelectual, cultural, económica e social. "

Jan Sturesson, presidente do júri do prémio da cidade sustentável, destacou que a cidade de Curitiba possui um plano diretor municipal holístico que integra todos os recursos estratégicos ligados à inovação e à sustentabilidade no futuro."

Sobre o vencedor

Curitiba, Brasil - Plano Director Municipal indica reorganização do território urbano, considerando bacias hidrográficas como unidades básicas de planejamento, fortalecimento institucional, buscando o desenvolvimento da transversalidade no planejamento e na gestão ambiental de processos, bem como alterações em padrões de produção e consumo, reduzindo custos e desperdícios .




Fonte: http://globeaward.org/winner-city-2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário