domingo, 5 de setembro de 2010

Oliveira Júnior tem obra premiada em Congresso Latinoamericano


Auto Shopping Cidade Empresarial
Render: Acro

 
Recentemente fui agraciado com o Prêmio ABCEM 2010 (categoria EDIFICAÇÕES), pela obra do Auto Shopping Cidade Empresarial (Goiás), durante o Congresso Latino-Americano da Construção Metálica – Construmetal 2010, ocorrido no Frei Caneca Shopping & Convention Center, em São Paulo, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

Oliveira Júnior recebe prêmio do diretor da ABCEM
Foto: Karina Simões

Oliveira Júnior com o prêmio ABCEM 2010
 

O premio ABCEM 2010 é outorgado a cada dois anos pela Associação Brasileira da Construção Metálica, com o objetivo de reconhecer os arquitetos que se destacaram com obras nas quais o projeto arquitetônico tenha sua concepção voltada predominantemente para o uso do aço estrutural em suas diferentes formas, tipos e aplicações.


Solenidade de abertura da Cosntrumetal e Premiação ABCEM 2010
Foto: Oliveira Júnior

No ato da premiação, solicitei a palavra para agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente da obra premiada. Na mesma fala destaquei o momento especial em que o Brasil se projeta no cenário político e econômico internacional, ratificando que internamente algo de novo também  se configura no panorama nacional, pois iniciativas como as da ABCEM viabilizam a disseminação de novas tecnologias e contribuem, por exemplo, para que um arquiteto paraibano possa projetar uma obra de excelente qualidade em Goiás e ser premiado em uma das mais importantes cidades da América Latina, São Paulo.



Nesta última edição, além de mim, também receberam a mesma honraria, em outras categorias, o veterano arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, com a obra do Aeropuerto Internacional Carrasco, na Argentina (OBRAS ESPECIAIS) e os jovens arquitetos catarinenses Diego Santo e Norberto Zaniboni com a Residência Castanhel, em Santa Catarina (OBRAS DE PEQUENO PORTE).


A Associação Brasileira da Construção Metálica é uma organização sem fins lucrativos, com mais de 35 anos de existência, cujo objetivo é desenvolver e difundir a construção metálica no território nacional. O Prêmio ABCEM foi criado em 2006 e em sua trajetória figuram grandes escritórios brasileiros, como Sidônio Porto, Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz, Carlos Bratke, Isay Weinfeld, Piratininga Arquitetos Associados, entre outros.


A nossa obra, vencedora do Prêmio ABCEM 2010, trata-se de uma grande cobertura, composta por um conjunto de semi-arcos desencontrados e interligados por meio de pilares, terças e tirantes metálicos, que abriga um salão de 7.400m² voltado para o comércio de veículos semi-novos. A estrutura metálica do Auto Shopping Cidade Empresarial foi calculada por Milton Galindo, produzida e edificada pela ARQUITRAVE ENGENHARIA, na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, sob a supervisão de Joel Oliveira e com investimentos do arrojado empresário paraibano Carlos Luciano Lira.

A escolha da tecnologia construtiva em aço se deu devido à flexibilidade do material e à facilidade de vencer grandes vãos com a máxima esbeltez das peças, tornando o conjunto arquitetônico extremamente leve. Outro fator preponderante foi a possibilidade de produzir toda a estrutura fora do canteiro de obras, evitando desperdícios de materiais, acelerando o processo de montagem e reduzindo o cronograma da obra. Acrescente-se a estes fatores, a amenização do impacto ambiental, devido à possibilidade de reutilização e reciclagem de todos os componentes construtivos, o que minimiza a produção de resíduos no meio ambiente, bem como promove a economia de recursos naturais, financeiros e energéticos.




Painel


Oliveira Júnior, José Eliseu Verzoni (Presidente da ABCEM) e Davi de Lima.

2 comentários:

  1. Entre textos e comentários sobre as intervenções de outros arquitetos, peço licença e me permito uma pausa e liberdade para escrever sobre a repercussão da minha própria obra no cenário arquitetônico nacional.

    ResponderExcluir
  2. Uauuu!!! Parabéns!!!! Fiquei orgulhosa dos arquitetos paraibanos, que movimentam os projetos urbanísticos do Brasil, tornando-o cada vez mais bonito!
    Bem merecido!

    ResponderExcluir