quinta-feira, 18 de março de 2010

Bjarke Ingles Group x Oscar Niemeyer

Plágio, coincidência ou referência?

Alheio as críticas endereçadas às sua últimas obras, o BRASILEIRO Oscar Niemeyer continua influenciando fortemente a cultura arquitetônica contemporânea mundial devido ao inestimável valor do conjunto da sua obra, construída desde o início do século XX.

Um dos exemplos que trouxemos nesta postagem é a proposta arquitetônica para o Grant Egytian Museum, de autoria do festejado grupo dinamarquês BIG, que guarda uma indelevel semelhança com a proposta para o Museu de Arte Moderna de Caracas, mas não o cita como referência.
.

Proposta para o de Museu de Arte Moderna em Caracas, Venezuela.
Autor: Oscar Niemeyer
Ano:1954

 


"Palavras do arquiteto Oscar Niemeyer aos estudantes da Faculdade Nacional de Arquitetura:



(...) Certos temas apelam para o caráter monumental da arquitetura, a fim de expressar, digna e majestosamente, seus elevados objetivos - neste caso se situa o Museu de Arte Moderna de Caracas. Por outro lado, o ambiente local e a posição dominadora em que a construção será levantada exigiam uma obra simples, a se destacar, ousada e pura, na paisagem. A solução encontrada decorre precisamente das condições objetivas do problema: da paisagem local assim como da conformação e das dimensões de certo modo reduzidas do terreno, que sugeriam uma forma compacta, capaz de preservar espaços livres indispensáveis e garantir ao museu a monumentalidade procurada. Da conveniência de centralizar os apoios nasceu a forma plástica, simples e espontânea, com a lógica irresistível dos organismos vivos, permitindo maiores áreas úteis nos pavimentos superiores destinados às exposições, reduzindo no térreo a zona ocupada pelas estruturas e criando para as salas do museu grande flexibilidade de iluminação. Plasticamente, procuramos acentuar o aspecto fechado do exterior, com a previsão de apenas reduzidas aberturas necessárias a uma determinação de escala. Deste modo, estabelecemos um contraste com o interior mais aberto, criando para os visitantes uma agradável sensação de surpresa.


O prédio do Museu de Arte Moderna de Caracas está, portanto, provido de luz zenital, controlada por meio de placas de concreto e elementos difusores, dentro de um sistema que manterá, eletronicamente, sem transição do dia para a noite, o índice de iluminamento. Essa iluminação constituirá, naturalmente, uma iluminação de base a ser auxiliada, em certos casos, por elementos de luz artificial. As paredes inclinadas darão, internamente, aos salões, um aspecto singular de fuga e profundidade. Servirão, ainda, para efeitos magníficos de reflexão de luz, nada tendo a ver com as placas e divisões removíveis, que permitirão todos os arranjos necessários às exposições.



O edifício é constituído de cinco pavimentos, a saber: semi-enterrado - serviços gerais; primeiro pavimento - auditório; segundo pavimento (nível da entrada) - 'foyer' e direção; terceiro pavimento - salão de exposições; quarto pavimento - sobreloja; quinto pavimento - cobertura e exposição de escultura.



A estrutura, com os cálculos já terminados, será de grande simplicidade. Duas lajes de concreto de seis centímetros cada uma, com afastamento de noventa centímetros de uma para outra, ligadas de metro em metro por nervuras inclinadas, formando duplo T, constituirão o arcabouço da obra, do qual os pavimentos serão parte integrante. A sobreloja, suspensa em quatro colunas-pêndulo e tirantes longitudinais, deixará completamente livre de suportes o grande salão de exposições com cerca de quatro mil metros quadrados, transferindo logicamente todos os esforços para a base da construção.



Eis aí as considerações gerais que desejava fazer sobre este projeto, elaborado com especial carinho, mas sujeito, como todas as manifestações humanas, a falhas e incompreensões."
.
Fonte: http://www.niemeyer.org.br/

.
Proposta para o Grant Egyptian Museum
Autor: BIG
Colaboradores: PLOT e JDS
Ano: 2002


Fonte: www.big.dk

2 comentários:

  1. É verdade, Niemeyer que inventou essa história de rotacionar volumes. /N (E o prédio é projetado pro Egito, a inspiração foi as pirâmides originais, oras!) Sei lá... achei nada a ver essa questão de plágio.

    ResponderExcluir
  2. O Big é um jovem escritório de arquitetura com enorme projeção internacional. O interessante é perceber que eles bebem numa fonte brasileira para desenvolver seus projetos.

    ResponderExcluir