domingo, 28 de março de 2010

Pedala João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa inaugura sistema de bicicletas públicas


João Pessoa será a primeira Capital do Nordeste e a terceira cidade do País a ter um sistema de bicicletas públicas. Será lançado neste sábado (27), o 'Pedala João Pessoa', um sistema de locação de bicicletas, com quatro estações distribuídas inicialmente na orla da Capital.

Esta alternativa inovadora de mobilidade urbana caracteriza-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas, facilitando o deslocamento das pessoas na Capital e já foi implantado, com sucesso, no Rio de Janeiro e em Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

Os usuários poderão fazer uma assinatura mensal para utilizar do serviço ou mesmo adquirir o passe diário.

 




Sistema informatizado – As bicicletas estarão disponíveis em quatro estações terminais, instalados nas orlas de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. Eles serão gerenciados por um computador alimentado por baterias e contará com um painel de exibição de informações, como mapa de localização das estações, instruções de uso e publicidades. Nas bicicletas estão instalados dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação, lâmpadas de sinalização e um chip de identificação.

O sistema foi desenvolvido pela Serttel, uma empresa especializada em soluções tecnológicas para o gerenciamento e mobilidade urbana e está presente em cidades como Recife/PE, Natal/RN, Petrolina/PE, Rio de Janeiro/RJ, Guarulhos/SP e São José dos Campos/SP, entre outras.

A STTrans informa que no primeiro mês de implantação do projeto, não haverá cobrança pela locação das bicicletas. Inicialmente, a proposta é fazer o cadastro dos primeiros 300 usuários. No segundo mês, o valor da locação para quem estiver cadastrado será de R$ 15,00 mensais. Quem optar por fazer a locação diária vai pagar R$ 5,00 (cinco reais). O objetivo da PMJP é incentivar o cadastramento e o uso massivo da bicicleta como meio de
transporte.

prefeito Ricardo Coutinho anunciou investimentos em ciclovias em toda a cidade, para facilitar o transporte do pessoense, principalmente trabalhadores e diminuir o fluxo de veículos nas ruas e avenidas da cidade.


.

A cidade agradece e a sociedade torce para que o projeto amplie seu raio de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário