quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A disputa pelo Aeroclube da Paraíba continua...

Presidente do TJ cassa liminar que desapropriava Aeroclube de João Pessoa

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Abraham Lincoln, cassou, no final da noite desta terça-feira (22.02), a liminar que dava à Prefeitura de João Pessoa a posse sobre o terreno do Aeroclube da Paraíba.
Na noite desta terça, a Prefeitura de João Pessoa encaminhou quatro máquinas ao Aeroclube da Paraíba para destruir a pista. A providência foi tomada depois que o juiz João Batista de Vasconcelos, da 7ª Vara da Fazenda Pública, acatou o pedido do Município e deu à Prefeitura a posse do equipamento. Junto com as máquinas, seguiram o Secretário de Desenvolvimento Urbano Municipal, Lucius Fabiani, policiais militares e homens da Guarda Municipal.

O secretário Lucius Fabiani explicou que a destruição da pista ocorreu para "marcar" a posse da Prefeitura. Os pilotos e donos de aeronaves protestaram e disseram que teria bastado interditar o local, sem dano ao patrimônio. Cerca de 60 pessoas permaneciam em frente ao Aeroclube por volta das 20h30 de hoje.

O presidente do Aeroclube da Paraíba, Rômulo Carvalho, que está em Brasília, se dirigiu ao Ministério da Defesa e solicitou ao ministro Nelson Jobim que intermediasse a concessão de uma liminar para reverter a desapropriação do equipamento determinada e o consequente recapeamento da pista, sem a qual as aeronaves não poderão deixar a área.

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB) comemorou na noite desta terça-feira (22) a desapropriação do Aeroclube da Paraíba, no Bessa, área nobre da Capital paraibana.
“Agora o Aeroclube é do povo de João Pessoa”, disse o prefeito, após a determinação judicial que decretou a desapropriação da área, na tarde desta terça-feira (22). Sem acordo entre a Prefeitura e o Aeroclube, a decisão sobre quem ficará com a área foi parar na Justiça.

4 comentários:

  1. “Agora o Aeroclube é do povo de João Pessoa”

    Será mesmo? Porque, ao meu ver, essa desapropriação só vai beneficiar os especuladores - os donos de construtoras devem estar em extase. Depois desse circo armado, e com um ar de manipulação (quando decretaram demolir os pavimentos a mais dos edifícios que na verdade era só pra criar baderna e uma opinião pública contra o aeroclube), conseguiram o que tanto esperavam. E não, não é motivo de comemoração, arquitetos, se isso significa continuar a construir uma cidade para poucos. Não sei quais são os planos da prefeitura, só espero que o prefeito tenha a sensibilidade de um arquiteto, não de especulador.

    ResponderExcluir
  2. Sou José Edney. Técnico em Edificações pela ETFPB
    Concordo com a Paula.
    "agora o Aeroclube é do povo de João Pessoa..."
    E antes era de quem? E o povo de João Pessoa que ele fala não seriam os especuladores e construtores que querem tirar a restrição aérea da área do Aeroclube para favorecer pocos abastados que podem comprar imóveis naquela área? Afinal, como é que o PSB vai pagar as contas da campanha, finaciada pelos mesmo especuladores e construtores se não for fazendo essas aberreações, agindo de forma arbitrária e autoritéria. Igual a quando, o atual Governador, quando era um mero Prefeito, na calada da madrugada ordenou que destruíssem os pontos comerciais que havia no anel externo da lagoa... Qual será o próximo ato do senho Prefeito e Governador? Tirar a restrição de altura para construção de edifíceis na orla da capital? Esse tipo de ato não pode ser tolerado por uma sociedade livre como a nossa.
    PS.: Onde estava o setor da prefeitura o qual é resposável por liberar e fiscalizar os projetos de construção em João Pessoa quando esses 19 prédios construídos de forma irregular estavam sendo construidos? Negligência? Conivência? Incompetência? E o CREA?.... Estamos vivendo em um Ditadura Democrática enquanto esses que estão nos "governando" estiver em seus postos...
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo porque as coisas aqui no Brasil são feitas assim, com os governantes fazendo o q bem entende como se o bem público os pertencesse.
    Se o aeroclube é do povo de João Pessoa, kd o projeto do parque parayba, que é sabido já está pronto, alguém viu?... Como sempre as coisas são feitas escondidas para não haver repercussão, e possibilitando assim a prefeitura fazer oque quiser sem a opinião ou cooperação dos profissionais das áreas relacionadas ao urbanismo; pq deixar uma obra tão significativa para população a cargo de uma equipe fechada, e sobre interesse privado de construtoras, será por vaidade? não sei. Porque não foi feito um concurso com a participação de profissionais urbanistas do estado da paraíba, afinal o aeroclube e a cidade também são nossos, moramos nela e a amamos.
    Eu não estou me posicionando contra a construção de um parque linear na cidade, muito pelo contrário, acho q a cidade merece muito mais q isso, mas minha posição é contraria sim a um projeto de especulação imobiliária disfarçado de benfeitoria pública, digo isso, pois o próprio prefeito declarou em entrevista que, boa parte da área desapropriada que seria para a construção do parque, na verdade será destinada para construção de condomínios de luxo privado. (se a construção de condomínios privados significa q a área será da população de João Pessoa, então eu estou vivendo no mundo “BIZARRO”)
    Também sou contra deixar o projeto dessa obra tão importante para a cidade, nas mãos da mesma equipe responsável por intervenções como a da feirinha de Tambaú, não podemos correr esse risco, a coisa tem q ser bem feita e de qualidade.
    OBS: desde já deixo o desejo da criação de um abaixo assinado, para que seja revelado À o público o projeto do “Parque Parahyba” para que possamos saber oq está sendo planejado para nossa cidade, afinal essa obra é pública ou não é?

    IGOR SIEBRA, graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo

    ResponderExcluir
  4. A desapropriação da área do Aeroclube da Paraíba, por parte da prefeitura municipal de João Pessoa, foi anulada pela justiça federal.
    Perece que finalmente a "disputa" cessar...

    ResponderExcluir