quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Notícia - Burle Marx em Recife

Praça do Derby, é reformada e volta a apresentar seu desenho original
.
Fonte: Ruy Loreto
.
A Praça do Derby, em Recife, foi reinaugurada na tarde desta terça-feira (23). O local, com jardins projetados na década de 30 pelo arquiteto Burle Marx, estava em reforma desde julho de 2008. A reforma da praça custou R$ 862 mil e teve como principal foco da o resgate dos aspectos originais do espaço.
.

Fonte: Alfenim
.
Para resgatar os aspectos originais da praça, a requalificação tomou como base seu projeto original, disponibilizado pelo Laboratório de Paisagismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
.
Fonte: JC online
.
A obra restaurou os equipamentos e obras de arte da praça, seus jardins e arruamentos. A área do playground foi redimensionada e os brinquedos recuperados (escorregos, gangorras, balanços). O escorrego doado pelo artista Abelardo da Hora também recebeu reparos, assim como, as esculturas de deusas gregas. O orquidário, o coreto, a fonte e os lagos foram revitalizados. O local também foi dotado de rampas para garantir o acesso a pessoas com deficiência.


Fonte: Google Hearth
.
HISTÓRICO
Construída em 1925, a praça do Derby foi reformada pelo paisagista Burle Marx cerca de dez anos depois, dotando-a de um espelho d'água, orquidário, estátuas, entre outras benefícios. Roberto Burle Marx dirigiu, de 1934 a 1937, o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco, sob a coordenação do arquiteto Luís Nunes.
.
Seu primeiro projeto de jardim público foi o da praça de Casa Forte, realizado em 1935. A partir daí, projetou espaços como as praças Euclides da Cunha, Ministro Salgado Filho (localizada em frente ao Aeroporto), Faria Neves, do Entroncamento (Graças), da República (Santo Antônio), do Campo das Princesas, do Largo da Paz, do Derby, Pinto Damaso (Várzea) e o jardim no entorno da capela no Parque da Jaqueira.
.
.
COMENTÁRIO
Burle Marx foi um dos maiores nomes do paisagismo mundial e possui um inestimável acervo de projetos e obras espalhado pelo Brasil. Esta iniciativa do prefeito João Paulo em resgatar esta produção é digna de aplausos.
.
Em João Pessoa Burle Marx deixou duas grandes contribuições para o embelezamento paisagístico da cidade. O projeto para a área do Bosque dos Sonhos no Parque cabo Branco foi engolido pelo Estação Ciências. Resta-nos torcer para que os esboços feitos pelo mestre para a área do Parque Solon de Lucena algum dia sejam aproveitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário