Community Centre Herstedlund, Dinamarca
Conceito Arquitetônico
Community Centre Herstedlund fornece o quadro para as atividades conjuntas para uma nova zona residencial, habitada por cerca de 600 famílias.
O plano local, projetado por Juul & Frost, é baseado na idéia de "a floresta e as clareiras". Baseados neste tema os arquitetos desenharam o edifício como uma grande árvore estilizada na borda de uma clareira.
O programa do edifício teve de ser muito aberto e com a possibilidade de ser ampliado de acordo com o crescimento da população local. O centro comunitário deve ser capaz de incorporar várias idades e interesses diferentes ao longo do tempo, e muitos tipos de reuniões comunitárias informais em torno de um evento, festival de verão, um jogo de futebol ou uma apresentação para os interesses especiais e refeições em comum.
Será um local de múltiplos usos, uma casa de cultura onde é possível que vários usuários utilizem o edifíciosimultaneamente e independentemente. O prédio dispõe de espaço para diversos tipos de pequenos eventos culturais .
Deve estar disponível para ser utilizado em todas as horas para o ensino, dança, esportes, teatro, aeróbica, yoga, churrasqueira, palestras, torneio de bridge, teatro infantil e casamentos.
Disposição espacial
Para explorar a área disponível cruzou-se a programação do regime de utilização do edifício com a área circundante, tanto de forma independente e em um fluxo de conexões espaciais.
Para enfatizar a possibilidade do uso do mix, é possivel entrar no prédio tanto pelo térreo ecomo diretamente para o primeiro andar por uma escadaria exterior.
Na passagem seguinte, descrevemos os diferentes tipos de espaço e conexões:
- Nível do chão: Cozinha e instalações sanitárias. Escada e elevador liga o resto do edifício.
- 1º Pavimento: espaço de performance, custódia / eliminação
- 2º Pavimento: espaço multiuso, banheiros e espaço de armazenamento adicional
- 3º Pavimento: terraço na cobertura
O Centro Comunitário está rodeado por atividades comuns ao ar livre. Há acesso direto para o banheiro, para que possam ser utilizados por todas as atividades ao ar livre.
Uma rampa de skate sobe a parede de um lado, uma parede de alpinismo no outro e através de uma portinhola na parede da cozinha conecta-se a uma área ao ar livre destinada ao espaço reservado para as refeições em comum.
Em tempo de verão, a cozinha é o coração de eventos ao ar livre de festivais de Verão, bares de sexta-feira ou encontros espontâneos. No inverno, a cozinha também pode ser usado como uma cozinha-satélite para eventos privados no local, além de eventos no prédio.
O espaço de performance, no primeiro andar se projeta além da base do prédio, projetando uma parede inclinada composta pela escada para a audiência.
É possível fechar o salão, deslizando uma porta de correr na parede da entrada. Quando fechado, a área do palco também pode ser utilizada para eventos menores, quando houver necessidade de uma menor área espacial. Ali é onde os adultos se reunem para tomar café após comerem juntos, e onde ocorrem os ensaios da equipe de hip hop.
Quando aberto o espaço de performance é conectado através de uma escada aberta ao espaço multiuso, no segundo pavimento.
O espaço multiuso é o maior espaço comum medindo 125 m2. Conectando o espaço de performance é a combinação espacial perfeita entre a área de refeições comunitária e as partes. Limpeza e arrumação de mesas e restos de comida podem ser feitos sem perturbar o serviço simultâneo de bebidas e aquecer a pista de dança.
O espaço multiuso também poderia ser utilizada para o torneio de bridge ou servir como uma ampla sala de reuniões que funciona independentemente dos outros andares.
O terraço dispõe de 145 m2, no terceiro pavimento sob o sol. Tem acesso direto a partir da escadaria principal e um elevador e contém uma linha de água e um pequeno pátio fechado para jogar bola. It is an out door space, covered with a net catching basket balls astray. É um espaço aberto, envolvido com uma rede para captura de bolas perdidas. Ele serve como um espaço aberto para eventos conjuntos e complementa as atividades comuns do edifício.
Design e Materiais
A estrutura da construção é de concreto, inclusive o core do elevador e escada. O fechamento das fachadas é feito por elementos auto portantes compostas por sanduíche em aço e painéis de vidro com madeira..
O revestimento externo é realizado em uma combinação de chapas sólidas ou perfuradas de alumínio anodizado.
As paredes internas são feitas de concreto e gesso.
The floor on the ground level is slip-resistant vinyl and the overlying levels are floors made with sealants free painted industrial floors. O piso do nível do solo é vinil resistente e os níveis dos paviemntos sobrejacentes são feitos com selantes aplicados sobre pisos industriais.O terraço do último piso é revestido com grãos de borracha.
Os tetos são construídos de fibra de vidro com base absorvente acústica e iluminação básica.
Sustentabilidade
O projeto atende as seguintes diretrizes ambientais:
- Os painéis solares no topo da escada para captar a energia solar.
- Princípios de ventilação híbrida: natural e mecânica.
- Possibilidade de pisos térmicos usando aquecimento solar no período do verão.
- Coleta da água da chuva coletada para ser usada para lavagem.
- Omissão de água quente nos banheiros.
- Controle de movimento para torneiras e iluminação.
Ficha técnica
Arquiteto: Dorte Mandrup Arkitekter Aps
Localização: Albertslund, Dinamarca
Cliente: Freja Ejendomme A / S
Construtor: NH Dom og Hansen A / S
Engenheiro de obras: Jørgen Nielsen A / S
Engenharia, Electricidade e Canalização: Jens-Peter Madsen ApS
Paisagismo: Svend Kierkegaard A / S
Area do terreno: 875 m²
Área útil: 408 m²
Ano do projeto: 2009
Fotografia: Adam Mørk
Originalmente publicado em: http://www.archdaily.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário