sexta-feira, 13 de março de 2009

Thiago Nieves, Amaury Sakakibara, André Luque, Fernanda Ferreira e Pablo Chakur

Concurso Público Nacional de Arquitetura - Teatro Municipal de Londrina - PR
Londrina, 21 de março de 2007



Vista aérea frontal
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Vista aérea posterior
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Vista frontal
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Vista acesso principal
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Boulevard cultural - vista foyer teatro 01
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Boulevard cultural - vista foyer teatro 2 e black box
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Corte longitudinal praça linear
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Corte longitudinal teatros
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Corte transversal teatro 2 e black box.
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Planta nível 552.00
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Planta nível 555.50
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Planta nível 561.00
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Memorial

Uma cidade aberta ao mundo! Jovem e dinâmica, a cidade de londrina, 64 anos, é centro de grande importância econômica, política, social e cultural do paraná. Terceira cidade do sul do país, com cerca de meio milhão de habitantes, é considerada a décima quinta entre as cem melhores cidades para a realização de negócios.
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Famosa pela qualidade de vida e pela economia forte, fomenta o crescimento de setores de turismo, comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócios que, ao aumentar a riqueza, propiciam o equilíbrio social.

Considerações - O Espetáculo
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No brasil, o teatro surge como obra de jesuítas empenhados na catequese dos índios.
O teatro é edifício, mas define também a representação dramática da arte.
O espetáculo teatral provoca reflexão. A dimensão artística desta reflexão se apóia em uma tríade: aquele que vê (espectador), o que se vê (espetáculo) e o que se fantasia.
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Premissas

O partido arquitetônico do conjunto é norteado pelos seguintes critérios:
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- Respeito ao sítio.
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A solução proposta implanta o conjunto, orientada pela topografia do terreno e dela tirando partido para organizar os fluxos e transpor o desnível do terreno.
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- Regeneração da natureza
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Notamos que boa parte da mata existente no terreno foi removida no projeto de duplicação da rua Attílio Octavio Bizato. Levando-se em conta esta informação, optamos pela não construção junto à face norte do terreno, o que possibilita a implantação de uma praça linear. Um corredor verde que se conecta à área arborizada mantida, na confluência com a av. Dez de dezembro com o condomínio marco zero. Desta forma, provocamos a regeneração do verde e o oferecemos à cidade.

Arquitetura, uma estratégia de ocupação
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Inserir urbanisticamente o conjunto, sem negar quaisquer de suas faces. Integrá-lo à cidade, como um espaço de disseminação cultural.
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O conhecimento é a base da construção da sociedade e da evolução intelectual humana. Levando-se em conta este conceito, estabelecemos a implantação dos edifícios de acordo com seu caráter primordial de uso.
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Optamos pela valorização do pedestre. Uma menor quantidade de vagas para autos foram dispostas no nível da rua. Com isso, foram liberados espaços para a praça linear e o boulevard cultural, que organizam os espaços construídos.
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As construções se definem, basicamente, em 03 corpos:
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Junto à face norte do terreno, implantamos o edifício didático/administrativo, com acesso também pelo condomínio marco zero através da praça linear, reforçando um caráter local de uso. Um dos passeios da praça é a continuação da calçada do condomínio e, ao longo dele, propomos áreas locáveis de comércio e serviços, que provêem receita ao complexo.
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À frente do lote, situada à rua Attilio Octavio Bizato, junto às divisas leste e oeste, estão implantadas as 03 salas de espetáculos. Embasadas pelo boulevard cultural que, protegido por cobertura que dá unidade ao conjunto, rasga o terreno transversalmente, transpondo o desnível do terreno de forma linear e dinâmica. Entremeados pelo boulevard cultural, os foyers dos teatros se olham e, juntamente com o edifício didático/administrativo, configuram o espaço.
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- A nova paisagem local
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Definimos uma relação sustentável entre o edificado e o não edificado, entre o novo e o existente, solidificando o caráter multidisciplinar da manifestação cultural.
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A chaminé, como único elemento preservado do condomínio marco zero e que sinaliza o novo que chega, representa o marco 01 cultural de londrina. Assim como outrora, os trilhos do trem sinalizavam a chegada do desenvolvimento.
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Em harmonia com o edificado, a chaminé recebe à sua volta um generoso espelho d´água, que a destaca logo no acesso principal do conjunto, e reforça sua verticalidade.
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A Implantação
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Definição de acessos
Seguindo a estratégia de ocupação do lote, propomos que os acessos de veículos, assim como o generoso acesso de pedestres, sejam feitos pela rua Attilio Octavio Bizato.
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Pelo condomínio, uma praça linear, de caráter local, conduz o pedestre para dentro do complexo, conectando-se até o boulevard cultural.
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A rampa de veículos, que dá acesso ao subsolo de estacionamento, se prolonga transformando-se em circulação de apoio a serviços e conectando as duas extremidades do terreno.


O Complexo
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Com acesso principal pela rua Attilio Octavio Bizato, na cota 557, uma generosa esplanada, marcada pela presença da água, conduz o fluxo de pedestres à cota 555,50, através do boulevard cultural. Protegida e arborizada, transpõe o desnível natural do terreno e articula o programa de atividades, conectando-se à cota 552,00 através da praça linear na face norte do lote.
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Dispostos ao longo deste boulevard estão os acessos às duas salas de teatro, ao black box, espaços de exposições e edifício didático/ administrativo.
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Intercalado por áreas ajardinadas e espaços de estar, convivência e manifestações culturais, os foyers dos teatros abrem-se à este espaço e às demais circulações contemplativas.
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Uma grande cobertura metálica, partindo das caixas cênicas das duas salas, recobre e protege o boulevard, conferindo unidade estética, visual e espacial ao conjunto.
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Os Teatros
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Teatro 01
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Implantado junto à divisa leste, tem acesso a seu foyer pela cota 555,5 através de ponte que transpõe o espelho d’água.
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Separado do boulevard apenas espacialmente pelo espelho d’água, o foyer se destaca, emoldurado, sem quaisquer barreiras visuais. Comporta platéia inferior e superior de 881 e 239 espectadores respectivamente, perfazendo um total de 1120 lugares.
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O balcão superior conecta-se visualmente com o boulevard e, consequentemente, com as demais salas de espetáculo.
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Teatro 02
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Com acesso pelo boulevard que conduz a platéia até o foyer na cota 561 (mesma cota do balcão do teatro 01), abre suas perspectivas de visão para o boulevard, conservando a premissa de integração visual do complexo. Com capacidade para 465 espectadores, conformação de teatro italiano, assim como o teatro 01, porém sem fosso para orquestra.

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Black Box
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Espaço de uso múltiplo e de multiplicidade formal espacial. Espaço dinâmico, lúdico, transformável, componível, adequável.
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Possui estruturas flexíveis de pisos e forros, permitindo composições múltiplas de palco e platéia. Pode-se compor 01 ou mais cenas, 01 ou mais platéias, 01 ou mais salas. Paredes laterais retráteis recolhem-se possibilitando sua abertura ao exterior, ampliando seus limites e estendendo o espetáculo ao boulevard cultural. Eis a transposição da cena para além dos limites físicos da sala!.


Edifício didático/Administrativo
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Com caráter local e funcionamento independente, articula os espaços funcionais através de seu subsolo, que abriga oficinas, salas de figurino, depósitos e salas de apoio a serviços. Centralizado em relação às 03 salas de espetáculo, exerce função de ponte, interligando através de circulação técnica, as áreas de serviços e apoio aos espetáculos.
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No térreo, cota 555,5, espaços locáveis destinados a serviços e comércios básicos geram receita e dão vida ao complexo.
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Na cota 561, o edifício abriga salas de atividades, cênicas, corporais, visuais, biblioteca, música, instrumentos, áreas administrativas e grande varanda contemplativa que se abre para o boulevard, integrando o uso acadêmico ao complexo cultural.
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Estruturas/Materiais

No subsolo, propomos um sistema estrutural composto por pilares em concreto armado, modulados em malha 7,50x 7,50m, e lajes nervuradas.
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A cobertura metálica, composta por treliças, telhas metálicas e painéis de vidro, recobre o boulevard e se apóia na estrutura de concreto das salas de espetáculo.
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As platéias e caixas cênicas dos teatros são em concreto armado, os urdimentos são revestidos por painéis de aço corten. As coberturas em lajes tipo steel deck apoiadas em treliças metálicas.
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No edifício de didático administrativo, a estrutura é modular, composta por pilares de concreto armado e lajes nervuradas.
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Conforto Térmico
As salas de teatro, camarins e exposições serão condicionadas artificialmente pelo sistema tipo fan coil.
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Para cobertura de proteção do boulevard, propomos que seja composta por áreas fechadas e por um grande painél envidraçado central. Este painél, em vidros refletivos incolores para controle solar, protege o percurso das intempéries. Sua transparência inunda o boulevar cultural de luz natural..




Ficha Técnica
Autores: Amaury Sakakibara, André Luque, Fernanda Ferreira, Pablo Chakur e Thiago Nieves
Publicado originalmente em: www.vitruvius.com.br

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