terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Architectural Association - Swoosh I

Todos os anos, Charles Martin Walker e Self, dois professores do Architectural Association em Londres, organizam um concurso para a concepção de um Pavilhão de Verão aberto a participação de doze estudantes . O vencedor deste ano, intitulado "Swoosh" , foi criado pela estudante mexicana Valeria García Abarca¹. O júri foi presidido por Walker e composto por Larry Malcic, chefe de design em HOK, e Alex de Rijke de dRMM.
.
O conceito do pavilhão partiu do estudo da deformação de um modelo ótico bidimensional. Qualidades ópticas foram extraídas do visual dinâmico e interpretadas em três dimensões. Fabricado por estudantes do Wokshop do AA em Hooke Park, Dorset County. O pavilhão foi apresentado em Bedford Square, em Londres, de 14 julho a 5 agosto. A estrutura, totalmente desmontável, é composta de 653 peças de madeira, colunas e vigas transversais. Os oito arcos no meio do pavilhão, progressivamente escorados , criam um espaço íntimo. Algumas das colunas estão divididas em dois segmentos, sustentadas por uma base de aço sobre o terreno e fixadas com conexões metálicas. As vigas transversais foram cortadas com uma máquina CNC, os seus ângulos foram feitos com base em sua relação com as colunas. A geometria do pavilhão é simétrica, mas sua forma varia conforme o prolongamento da construção, a partir de um raio de 2,2 metros e uma altura de 3,3. metros. Todos os elementos do pavilhão são verticais, de modo que a sombra que lança é um reflexo da planta original.
.
Outra característica notável é a interação do desenho com a paisagem, o fim da estrutura em torno do poste de iluminação. À noite, o efeito luminoso é assimétrico, enfatizando o fluxo visual das vigas. Durante o dia, as sombras mudam drasticamente, oferecendo uma experiência visual diferente.
.


Planta baixa


Corte
.
.
Nota
1. Valeria García Abarca (Cidade do México, 1983) é, actualmente, um estudante na Escola Intermediário do Architectural Association em Londres.


Ficha técnica
.
Pavilion 2008
Bedford Square, London
Arquitetura: Valeria García Abarca (estudante)
Orientadores: Charles Walker (professor) /Martin Self (professor)
Engenheiro Estrutural: David Rutter / Arup
Construtores: Ville Saarikoski /Mits Morioka /Dorette Paragiotopoulou /Stephanie Peer /Kien Pham /Anna Piplis
Área construída: 154 m2
Imagens: Valeria García Abarca

Um comentário: