quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oscar Niemeyer, 104 anos

Uma lenda viva
Oliveira Júnior¹

O mais genial dos arquitetos faz aniversário hoje. É redundante falar que aos 104 anos Niemeyer é uma das maiores referências culturais e intelectuais da arquitetura mundial. Admirado pelos mais importantes arquitetos do mundo, sua obra continua influenciando o trabalho das novas gerações.

Foto: Oscar Niemeyer

É mister lembrar que Niemeyer produziu arquitetura numa época em que os termos acessibilidade e desenho universal, desenho paramétrico e formas complexas não faziam parte dos debates acadêmicos, dos escritórios e muito menos do cotidiano das cidades.

Desprovido de qualquer sistema de informação e de programas de desenho auxiliados por computador, Niemeyer projetava rampas e edifícios de formas tão inusitadas que faziam a "espinha" de calculistas e construtores arrepiarem.

Foto: Interior da catedral de Brasília


Pela importância do legado arquitetônico, pelo espírito criativo e inovador, e pela atemporalidade da obra, Oscar Niemeyer há muito foi alçado a condição de imortal, de uma lenda viva.

Foto: José Wolf
Fonte: Oliveira Júnior


O jornalista José Wolf² que já teve o prazer de entrevistar Niemeyer em 86 para a revista AU descreve o arquiteto como um iluminado. "A arquitetura dele traduz o drama da vida nas curvas e retas". "Completar 104 anos, cara, é porrada". "Ele (Niemeyer) é a jóia da coroa", emenda Wolf. "Tem pessoas que acham que ele prejudicou o surgimento de outros talentos. É um capítulo marcante da história brasileira,  mas há outros capítulos que ainda não foram revelados por questões acadêmicas e políticas, como os arquitetos do nordeste, por exemplo. José Wolf enfatiza que teve o privilégio de trazer a arquitetura nordestina para a mídia do sul. O jornalista se emociona ao comentar que já viu a centelha de alguns anônimos "Niemeyers" nas diversas mostras de arquitetura que participou pelo Nordeste, inclusive na Paraíba.  "Hoje ninguém mais fala do nordeste". "A mídia é preguiçosa e burra", desabafa.

Oscar Niemeyer's Timeline

Para homenagear o dia do mestre resolvi publicar aqui o filme completo "Niemeyer - a vida é um sopro" que pode ser assistido em 6 partes, via Youtube.















Notas
1. Oliveira Júnior é Arquiteto, Mestre em Engenharia Urbana e Professor do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê.

2. Na década de 80 José Wolf, a época editor da Revista AU, faz uma incursão pelo nordeste e se encanta com a produção arquitetônica da região. Durante anos seguidos ele se dedica a aprofundar seus conhecimentos sobre a arquitetura nordestina, publicar as principais obras e revelar jovens arquitetos locais.

Um comentário:

  1. Realmente Niemeyer é um mestre da forma e do espaço privilegiando a curva! Parabéns!

    ResponderExcluir