quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oliveira Júnior

Auto Shopping Cidade Empresarial - GO
1º lugar Prêmio ABCEM 2010 (edificações)







Localizado no Loteamento Cidade Vera Cruz (Cidade Empresarial) em Aparecida de Goiânia – Goiás, o Auto Shopping Cidade Empresarial é um empreendimento voltado para o comércio de veículos seminovos dotado de infra-estrutura de apoio e serviços para proporcionar o máximo de conforto e comodidade aos seus usuários.

O arranjo espacial das lojas foi definido de acordo com a geometria do terreno e o equipamento implantado no lote obedecendo a hierarquia viária, a direção dos fluxos de veículos, a minimização do impacto urbano e segundo a lógica da distribuição funcional das atividades comerciais.

O conjunto de 32 lojas foi recuado o máximo possível das principais testadas do terreno permitindo liberar área para vagas de estacionamento com piso em concregrama para favorecer a permeabilidade do solo.

A estrutura anteriormente existente no Condomínio Cidade Empresarial forneceu salas de apoio destinadas a instalação de bancos, financeiras, despachantes, administração, entre outros, além de conveniências como lanchonetes, cafés e restaurantes.

Todas as dependências do edificío, inclusive as calçadas externas que circudam o emprendimento foram adequadas as exigências da ABNT NBR 9050:2004 e receberam rampas, onde havia diferença de níveis, para permitir ampla acessibilidade e autonomia aos portadores de necessidades especiais.

A edificação abriga um salão de 7.400m² e trata-se de uma grande cobertura metálica definida por dois galpões simétricos, compostos por um conjunto de pórticos em forma de semi-arcos interligados por uma rua central. Cada um dos galpões abriga um total de dezesseis lojas, agrupadas duas a duas e apoiadas por sala administrativa, um depósito individual e um conjunto de sanitários masculino e feminino.

A diferença de altura entre os arcos da coberta possibilitou a criação de uma abertura protegida por brises com o objetivo de permitir a circulação dos ventos e a exaustão do ar quente garantindo conforto térmico adequado.

A escolha da tecnologia construtiva em aço se deu devido à flexibilidade do material e à facilidade de vencer grandes vãos com a máxima esbeltez das peças e a criação de um conjunto arquitetônico extremamente leve. Outro fator preponderante foi a possibilidade de produzir toda a estrutura fora do canteiro de obras, evitando desperdícios de materiais, acelerando o processo de montagem e reduzindo o cronograma da obra. Acrescente-se a estes fatores, a amenização do impacto ambiental, devido à possibilidade de reutilização e reciclagem de todos os componentes construtivos, o que minimiza a produção de resíduos no meio ambiente, bem como promover a economia de recursos naturais, financeiros e energéticos.


Ficha técnica

Obra: Auto Shopping Cidade Empresarial
Local: Aparecida de Goiânia/GO
Arquitetura: Oliveira Júnior. - Tel.: 83 3246-4790 / 83 8832 5856
Colaboradores: Matheus Quirino e Rodrigo Rathge.
Site: www.7s34w.com
E-mail: 7s34w@7s34w.com

Fundações/Concreto Armado: ENGESOL - Eng. Huver Paulucci – Tel. : 62 3225-5937
Instalações: ELCONTEC - Eng. Paulo – Tel.: 62 3210-8888
Projeto Estrutura Metálica: ARQUITRAVE ENGENHARIA –Milton Galindo Filho / Cezar Valmor Mortari – Tel.: 62 3205-6699
Execução Estrutura Metálica: ARQUITRAVE ENGENHARIA –Cezar Valmor Mortari / Hernandes Ribeiro da Silva – Tel.: 62 3205-6699
Imagens: Studio Onzeonze
Dimensões Básicas: 75,00m x 105,00m
Área Coberta em projeção: 7.800 m2
Área de Telhamento: 8.800 m2

Peso da Estrutura Metálica: 160 ton
Material aplicado na Estrutura Metálica: Chapas USI SAC 300, alta resitência à corrosão em arcos soldados e terças tipo Z com Sleeves, totalmente parafusados.
Telhamento: Telha térmica tipo sanduíche pré-pintada com 0,50mm de espessura, ondulada, com núcleo em fibra de vidro, com cartolas distanciadoras. Arremates com multidobra.
Venezianas: Em alumínio anodizado vermelho
Vidros Laminados 10mm
Alumínio Composto ACM
Piso de alta resistência tipo Corodur
Proteção contra incêndio: Ativa

Endereço da Obra: Rua 300, s/n, Qd 03-B, Lote 01 a 04, Sala 31, Condomínio Cidade Empresarial – Setor Vera Cruz – Aparecida de Goiânia - GO -CEP: 74.935-900
Sócio Majoritário: Carlos Luciano Lira
Projeto: 2007
Obra: 2009

2 comentários: