quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Casa Cor Minas Gerais 2009

Muita semelhança ou mera coincidência?
Oliveira Júnior ¹
.
.

Remetendo aos anos 50 e evocando uma ética sustentável em seu discurso, a proposta da arquitetura de interiores para a Sala de Convivência de autoria da decoradora Dodora Gontijo na Casa Cor Minas Gerais guarda uma semelhança inquietante, entre arquitetos, decoradores e estudantes, com a biblioteca do premiado projeto da Casa Kike de autoria de Gianni Botsford Architects.
.
Sala de convivência - Decoradora Dodora Gontijo, Minas Gerais, 2009
http://noticias.lugarcerto.com.br/
.

Biblioteca da casa Kike - Gianni Botsford Architects, Costa Rica, 2008
Fonte:
http://www.giannibotsford.com/

Este fato reacende um debate atual sobre a influência da mídia global na atuação profissional e a produção acadêmica discente.
Obviamente que a multiplicação das publicações internacionais, o advento da internet e a facilidade de acesso a informação em tempo real nos confere uma ferramenta poderosa de aquisição de conhecimento. Em contrapartida a manipulação destas informações podem impregnar nosso repertório imagético de forma nefasta, nos deixando reféns de um banco de imagens exótico e inibindo a aquisição de experiências através da exploração dos nossos próprios sentidos como instrumento de interpretação do cotidiano.
.
Casa Kike premiada em 2008.
http://www.giannibotsford.com/

.
Nota
1. Oliveira Júnior é arquiteto e professor das disciplinas de Projeto II e Urbanismo II do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê.

Um comentário:

  1. pode até haver uma certa semelhança...mas acontece , as vezes , de não ser algo calculado e sim situações semelhantes antes de ser alguma cópia maldosa e aproveitadora...


    isnardbarroso@bol.com.br
    83 88033677

    ResponderExcluir