segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Livro

Planejamento Urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas

Depois da crise do planejamento urbano dito funcionalista, tanto do ponto de vista da práxis, quanto do ponto de vista conceitual, nenhum modo de intervenção nas cidades conseguiu impor-se hegemonicamente. No Brasil, a proposta de Reforma Urbana, materializada através do Estatuto da Cidade, é uma resposta autêntica a este momento. No cerne dessa proposta, está a tentativa de solução dos problemas habitacionais a partir do combate à especulação imobiliária, através de instrumentos que buscam disponibilizar, no mercado, uma maior oferta de solo urbano, através de uma participação popular efetiva. Também existem algumas ações importantes, nas cidades brasileiras, na linha do chamado planejamento estratégico.

Nos países centrais, o planejamento urbano passa igualmente por um momento de inflexão: após a resolução do déficit habitacional, principalmente na Europa, problemas de integração e a busca de maior participação da população nas questões urbanas se impõem ao debate.

As ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) no Brasil procuram a integração de parcela da população à cidade formal. No entanto, se não forem pensadas conjuntamente com o resto da cidade, elas podem repetir o efeito negativo dos grandes conjuntos habitacionais franceses e americanos.

Por outro lado, a crença nos modelos e utopias urbanísticas parece ter cedido lugar, em algumas experiências, a um planejamento urbano “do possível”, perdendo-se a visão do planejamento territorial abrangente e de totalidade.

Questões como essas instigaram a reflexão de profissionais de diferentes instituições de pesquisa do Brasil e da França, reunidos no seminário “Planejamento Urbano no Brasil e na Europa: um diálogo ainda possível?” e resultam nesta coletânea.

* O lançamento do livro será no dia 12/11/2008 às 20:30h no Espaço Cultural do Unipê

Nenhum comentário:

Postar um comentário