quarta-feira, 28 de maio de 2008

Livro mostra arquitetura espontânea de anônimos

SILAS MARTÍ
da Folha de S.Paulo
.
Nada de mansões e móveis assinados por designers do momento. O livro "Moradas do Brasil", que será lançado hoje em São Paulo, reúne imagens de casas de anônimos espalhadas pelo país. É uma espécie de livro de arquitetura e decoração do povo, surgido das necessidades e vontades de gente comum em todo o Brasil.
.
Para ver mais imagens clique na foto acima ou acesse:

.
"É um passeio que convida a outro passeio, aviva a curiosidade das pessoas pelas moradas do Brasil", diz à Folha o arquiteto e artista plástico Carlos Lemos, 84, professor titular de história da arquitetura e estética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. São dele os textos que acompanham as imagens de Rui Faquini, 65, fotógrafo que dedicou anos de vida à pesquisa de lares brasileiros.
,
No livro, estão fotos de 1976 aos dias de hoje, parte de um acervo pessoal que soma quase 30 mil imagens, um dos maiores do país.
"Sem dúvida, a técnica é a função do que o meio oferece, os frutos locais e o saber fazer. Onde há carência de coisas, muda o equipamento da casa", resume Lemos.
É, aliás, dessas carências que surge o que há de mais interessante no livro, segundo Faquini. "Nas regiões mais pobres, você encontra uma riqueza maior de construção, porque as pessoas pegam e fazem com as próprias mãos."
.
Reflexões sobre as casas do Maranhão, com janelas para ver e ser visto, as cabanas isoladas dos índios no Mato Grosso e as vivendas rústicas do interior do Estado de Minas Gerais são alguns pontos visitados pela prosa de Lemos e a lente de Rui Faquini.
.
"No Nordeste, as cores explodem; no Centro-Oeste, elas são estridentes; no Sul, elas são mais castas", diz o fotógrafo. "É o colorido do povo brasileiro que surge nas imagens."
.
Moradas do Brasil
Autor: Carlos Lemos e Rui Faquini
Editora: DBAQuanto: preço a definir (132 págs.)
Lançamento: hoje, 19h, Casa das Rosas (av. Paulista, 37, São Paulo; tel. 0/xx/11/3285-6986)
.
.
Conheça o site do fotógrafo: http://www.faquini.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário