domingo, 22 de agosto de 2010

"El cemento feroz"

Fernando Lara debate a arquitetura latinoamericana
Oliveira Júnior¹

Foto: Fernando Lara
Fonte: Oliveira Júnior

No último dia 10, o arquiteto e professor Fernando Lara² esteve em João Pessoa para ministrar um mini curso a convite do PPGAU - Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do CCAU – Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo encerrando uma intensa maratona de conferências pelo Brasil iniciada no dia 4, quarta-feira, na PUC-Minas; e que continuou no dia 6, sexta feira, no PROARQ UFRJ; dia 9, segunda feira na UFPE – Recife; e terça na UFPB.
.
Sob o título El cemento feroz: arquiteturas contemporâneas na América Latina, Lara inciou sua apresentação tecendo uma crítica ao excludente mapa da historiografia internacional da arquitetura moderna, construído a partir da produção arquitetônica situada entre o leste dos EUA e a Europa, ignorando outras relevantes contribuições ocorridas no resto do mundo.
.
Para quem esperava ver uma série de projetos e obras latinoamericanas dissecadas pelo palestrante pode ter se frustrado. Partindo de uma perspectiva muito mais extensa e profunda, Lara escolheu o caminho de debater o contexto socioeconômico, político e cultural em que foram forjadas as manifestações arquitetônicas de cada país da América Latina.
.
Fernando Lara provocou a audiência ilustrando como a arquitetura tem se relacionado com a natureza através do concreto ou do cemento feroz gerando imensas áreas impermeabilizadas e provocando uma infinidade de danos urbanos e impactos ambientais, tais como enchentes, inundações e desmoronamentos.
.
Nos intervalos entre os debates, geralmente na hora do almoço, Lara fez passeios relâmpagos pela cidade e trafegou entre o rio (centro histórico) e o mar para ter uma sintética noção sobre as origens e a expansão de João Pessoa.

Foto: Thaís, Marcelo Medeiros, OLiveira Júnior, Fernando Lara, Germana Rocha, (?), Marcus Vinicius, Nelci Tinem, Sônia Marques, Lívia Loureiro, Davi de Lima.
Fonte: Fernando Lara
.
Em dois dias de curso Fernando Lara compartilhou, com extrema generosidade, a construção da sua trajetória profissional e acadêmica, inclusive algumas das metodologias aplicadas em suas pesquisas.
.
Com certeza uma enriquecedora experiência que dará excelentes frutos para todas as partes que se envolveram neste caloroso debate.
.
Parabéns aos organizadores.

.


Notas

1. Oliveira Júnior é arquiteto graduado pela UFPB, Mestre em Engenharia Urbana pelo PPGEU/UFPB e professor de projeto e urbanismo do curso de arquitetura do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. 

2 Professor Dr. Fernando Luiz Camargos Lara é Professor da University of Texas at Austin onde coordena o Grupo de Pesquisa em Arquitetura Moderna Latinoamericana (LAMA). Doutor pela University of Michigan, lecionou anteriormente nas Universidades de Michigan, UFMG e PUC-Minas. Foi pesquisador Nível 2c CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário