quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Urban Recycle Architecture Studio

Casa UR.X.06




Para desenhar a casa UR.X.06, Urban Recycle Architecture Studio baseou-se na interpretação do lugar sem identidade. A casa tem como objetivo ser projetada para um bairro novo na cidade do Salvador - BA, sem vizinhança e pontos de identificação existentes. O local totalmente desmatado teve como ideal o bairro tranquilo ( suburbio) longe do centro da cidade, um conceito ultrapassado muito comum nos EUA decadas de 60-70.

Projetado para atender as necessidade de um casal sem filhos que adoram filmes americanos em especial preto e branco, conta com apenas com 1 sanitário, 1 quarto e grande sala com um projetor com integração a uma pequena cozinha. O poster de Woody Allen será um presente da Urban Recycle ao casal que adora seus filmes em especial “Manhattan”. O processo pode ser explicado pelos diagramas abaixo:
 
 


Pavimento térreo

Pavimento superior

Corte transversal

Corte longitudinal

Fachada
.
.
Arquitetos : Urban Recycle Architecture.Studio

Local: Salvador / Brazil
Equipe de Projecto : Diego Viana Gomes, Juliana Meira , Saul Bernfeld
Estagiária: Dandara Sant`anna
Contratante: Privado
Área do terreno: 1.000,00 m²
Area construida: 60,00 m²
Ano do Projeto: 2010-2011
Site: www.urbanrecycle.com.br

3 comentários:

  1. Eu não gosto desse escritório. São pretensiosos e modistas.

    Além disso, parecem não entender muito bem o que escrevem.

    ResponderExcluir
  2. Contrariando a minha postura usual sobre a publicação de comentários anônimos resolvi abrir uma exceção a regra. O Urban Recycle é formado por uma equipe de novíssimos arquitetos em busca de sua própria identidade.
    A formação de um arquiteto é um processo bastante longo e passa por diversas fases de preparação técnica e teórica, de exploração e investigação, de especulação e de auto-conhecimento.
    Só o tempo, a paixão, a densidade e a perseverança distinguirão o efêmero do eterno.
    Espero que a oportunidade concedida ao UR possa instigar outros jovens arquitetos a compartilharem suas idéias, mesmo sob o risco da crítica e da indiferença.

    ResponderExcluir
  3. Oliveira - Foi muito bem colocado o seu depoimento. Uma crítica à toa é uma crítica inútil. Concordo com você. E parabéns ao escritório! Gostei do projeto e do seu processo de construção.

    ResponderExcluir