segunda-feira, 8 de junho de 2009

Concurso: Planetário em Rio Branco - Acre




















.

.
O processo de investigação conceitual para elaboração da proposta arquitetônica do planetário de Rio Branco no Acre foi pautado em quatro diretrizes fundamentais:
1) a investigação de elementos da arquitetura vernacular que estruturassem um elemento icônico culturalmente assimilável;
2) a incorporação de uma tecnologia construtiva sustentável, limpa, de fácil aquisição e possível de ser manuseada pela mão de obra local;
3) uma implantação que dialogasse com o entorno urbano e se apropriasse da paisagem natural exuberante.
4) a utilização de recursos passivos e bioclimáticos como ferramentas de controle térmico e acústico.
.
RELEITURA DA ARQUITETURA VERNACULAR

No nosso entendimento encontrar as referências originais para o projeto do planetário é direcionar o olhar para o cerne da cultura tecnológica e construtiva vernacular.
A Região Amazônica remonta aos primeiros habitantes do nosso país e as primitivas manifestações de abrigos para o desenvolvimento das atividades humanas.



Referências



Referências



Referências



Referências



Referências





Conceituação compositiva
.

.
Observando a lógica construtiva empregada em algumas destas edificações rudimentares encontramos os elementos chave que nortearam o partido arquitetônico adotado pela nossa proposta e demonstrado na sequência gráfica acima.A estrutura em arcos disposta transversalmente e travejada longitudinalmente por esbeltas peças de madeira criam uma trama envolvente e acolhedora que, sem a cobertura de palha, filtram a luz, conferem visibilidade e uma íntima relação entre o interior do edifício e o meio ambiente externo.A partir de uma observação sensível partimos para uma reinterpretação contemporânea dos valores simbólicos e técnicos implícitos neste modo de construir e definir o abrigo.









Perspectiva
.
.

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL
A opção pela estrutura metálica permite uma maior racionalização do processo construtivo, pois os elementos estruturais são produzidos fora da obra e apenas montados no local. Isso possibilita um canteiro seco e limpo, a minimização do desperdício de materiais, sem esquecer o reaproveitamento e reciclagem das peças após a vida útil da obra. Trata-se de uma tecnologia acessível e familiar.



Imagem do local - espelho d' água



Imagem do local: Satélite
.
..
DIÁLOGO COM O ENTORNO URBANOO edifício foi implantado longitudinalmente no centro do espelho d’água existente de forma que o setor administrativo se voltasse para a face sudoeste, mais silenciosa, onde predomina uma vegetação densa de grande expressão paisagística.
A área social e o acesso ao planetário foram definidos através da face nordeste, estabelecendo-se um contato visual mais direto com a cidade através da BR 364. No amplo trapiche de acesso foi reservada uma área para observação com telescópios. As funções do edifício foram ampliadas com a criação de um espaço multiuso na laje de coberta propício a exposições e manifestações artísticas e culturais ao ar livre.



Implatação



Térreo



Praça de eventos
.
..
CONFORTO TÉRMICO
Os beirais proeminentes protegem o corpo do edifício enquanto que casca envoltória em brises filtra a insolação sobre a laje de cobertura. As aberturas nas fachadas nordeste, noroeste e sudoeste possibilitam a ventilação cruzada nos ambientes e a redução da dependência da ventilação mecânica.








Sequência estrutural 01


Sequência estrutural 02




Sequência estrutural 03




Sequência estrutural 04




Sequência estrutural 05




Sequência estrutural 06




Estudo volumétrico



Estudo volumétrico
.
.

Ficha técnica
.
Arquitetura: Oliveira Júnior e Davi de Lima
Estagiários: Lívia Loureiro e Alberto Oliveira
Maquete e renders: Rodrigo Rathge
Consultoria em projetos complementares: Thiago Mousinho
Consultoria em estrutura metálica: Arquitrave
Consultoria em orçamento: Thiago Mousinho e Arquitrave
Croquis: Oliveira Júnior
Local: Rio Branco - Acre
Ano: 2009

6 comentários:

  1. Xuninhuw...
    Esse teu mais novo filhote é no mínimo emocionante...
    S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L ...
    Parabéns pela inspiração...
    Pela pesquisa minunciosa...
    Pelo memorial tão rico...
    E finalmente pelo resultado final da concepção...
    Palmas pra todos vocês!!!!
    Super beijo,
    Viviane Sanguinetti.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabens....
    Comentei sobre o trabalho vencedor no meu blog...
    Este trabalho apresentado acima esta infinitamente superior!
    De qq forma..
    Meus parabens!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos elogios a nossa proposta. O nosso partido procurou transcender a idéia do planetário através da criação de um espaço multiuso voltado também para manifestações de caráter artístico e culturais, senvindo como ponto de encontro local e de referência turística para a cidade.

    ResponderExcluir
  4. Oliveira,

    Seu trabalho está ótimo.
    Perfeita a investigação conceitual que te deu os elementos para sua proposta. Parabens amigo!!
    Eduardo Porto

    ResponderExcluir
  5. Excelente projeto, foge do "padrão" apresentado pelas outras equipes, é arquitetonicamente muito rico e conceitualmente embasado de maneira magistral.
    Pena que não levou o prêmio do concurso.

    ResponderExcluir