sábado, 12 de abril de 2008

Jean Nouvel recebe o prêmio Pritzker de arquitetura

Jean Nouvel
.

LOS ANGELES, 30 Mar 2008 (AFP) - O francés Jean Nouvel recebeu o prêmio Pritzker, o mais prestigiado da arquitetura mundial, anunciaram domingo os organizadores do evento anual em Los Angeles, tornando-se o segundo arquiteto francês a levar o prêmio.


Nouvel, de 62 anos, foi homenageado pelo conjunto da carreira, marcada por "sua valente busca de novas idéias e o questionamento das normas aceitas, para superar os limites em seu campo de atividade", declarou Thomas Pritzker, presidente da fundação Hyatt, que entrega o prêmio desde 1979.


Do júri de sete membros, participaram arquitetos de renome internacional, e historiadores que reconheceram "a coerência, a imaginação e sobretudo a insaciável necessidade de experimentações criativas" - características presentes na obra de Jean Nouvel.
.
Segundo o júri, Nouvel ajudou a expandir, significativamente, o vocabulário da arquitetura contemporânea, com sua disposição de assumir riscos em seus projetos que parecem dialogar com o ambiente ao redor.
.
Dotado com 100.000 dólares e simbolizado por uma medalha de bronze, este prêmio, também chamado de "o Nobel da Arquitetura", será entregue no dia 2 de junho durante cerimônia na Biblioteca do Congresso em Washington.
.
O arquiteto francês Jean Nouvel, durante quase quatro décadas, criou mais de 200 projetos na França, em outros países europeus, na Ásia e nos EUA.
.
E se disse surpreso com a premiação e ao mesmo tempo bastante honrado em fazer parte do grupo de laureados pelo Pritzker.
.
"Quando se tem um prêmio Pritzker, você tem uma outra responsabilidade. É mais uma razão para fazer construções melhores e poderia, em algumas situações, talvez ajudar a convencer as pessoas a fazerem uma arquitetura melhor", disse Nouvel.
.
Nouvel ganhou destaque internacional com o projeto do Instituto do Mundo Árabe, construído em Paris em 1987, em que foi elogiado pelo uso de fachada de vidro para controle da luz interior. Ele também construirá o Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário