domingo, 28 de novembro de 2010
Estado x violência urbana - o negócio da violência
sábado, 27 de novembro de 2010
Deus salve o morro.
EREA CEARÁ 2011
Estado x violência urbana - o capital e o crime em SP
Entrevista concedida no ano de 2006 a repórter Ana Manuella Soares - Jornal da Adufrj
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Estado x violência urbana - o caos no Rio
Fonte: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/home/noticia.php?noticia=1864
Foto José Cláudio: http://www.renajorp.net/2006/08-baroes.html
Foto polícia federal: Foto: Thamine Leta / G1
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Fernando Lara expõe no Texas
Fonte: http://www.parededemeia.blogspot.com/
Imagens: Parker Doelling
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Prêmio AsBEA 2010 coloca a arquitetura brasileira no radar do mundo
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
A questão urbana e o pós eleições
No alto a Estação Rodoviária de Campina Grande e abaixo o Spazzio.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
O CAU cada vez mais próximo
Câmara aprova criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., o Projeto de Lei 4413/08, do Executivo, que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e dos estados.
O relator, deputado Maurício Rands (PT-PE), votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto, das emendas da Comissão de Finanças e Tributação e das emendas ao substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público e considerou contrária ao Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD) a emenda apresentada na CCJ.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirmou que o arquiteto pode ser urbanista, que só há uma escola específica de urbanismo em todo o País e que é preciso atentar para o fato de que isso pode criar um problema no exercício da profissão.
A reunião ocorre no plenário 1.
Fonte: www2.camara.gov.br
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Espaço urbano, arquitetura e exclusão social
domingo, 14 de novembro de 2010
Exposição no IAB-PB
Horários:
Tarde: segunda a sexta, das 14:00h às 17:30h
A exposição se extenderá até o início do mês de Janeiro de 2011.
O lado podre da convergência
sábado, 13 de novembro de 2010
Ex-prefeito de Bogotá defende BRT para o Rio
Para Enrique Peñalosa, custo mais baixo e rapidez para construção são diferenciais competitivos dos sistemas de BRT
Flávia Ribeiro, do Rio de Janeiro
Criado nos anos 70 em Curitiba, durante o governo de Jaime Lerner, e aperfeiçoado em Bogotá, onde há duas faixas para esse tipo de veículo, o BRT chegará ao Rio de Janeiro nos próximos anos com no mínimo quatro linhas: a TransOeste, que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na zona oeste, por um custo de R$ 692,1 milhões, e que já está sendo construída; a TransCarioca, que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra, que custará R$ 1,2 bilhão; a TransOlímpica, ligando Deodoro à Barra, com custo de R$ 2 bilhões; e a Transbrasil, um corredor cortando a Avenida Brasil de Santa Cruz, na zona oeste, ao Caju, na zona portuária, passando por quase 30 bairros – este, ainda sem orçamento aprovado. As quatro linhas fazem parte da reformulação viária da cidade para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Para Peñalosa, que participou de um painel no 14º Etransport, congresso sobre transporte que terminou hoje na Marina da Glória, no Rio, a cidade faz bem em apostar nos BRTs. “O quilômetro de metrô custa em torno de 250 milhões de dólares, enquanto o quilômetro de BRT sai a 15 milhões de dólares, em média. Uma linha leva um ano e meio para ser construída, enquanto no metrô o tempo é de quatro ou cinco anos. O metrô é mais rápido, é verdade. Mas o tempo de viagem no BRT muitas vezes é menor, porque há estações mais próximas, o que diminui o deslocamento a pé, e o tempo de espera entre um carro e outro é menor. Além disso, numa cidade linda como o Rio, cheia de gente bonita, não é agradável ter que se enfiar debaixo da terra, como um rato”, destacou o ex-prefeito, em uma veemente defesa dos ônibus.
A TransMilênio de Bogotá tem hoje 84 quilômetros, com mais 30 sendo construídos. Segundo Peñalosa, o plano é haver uma expansão contínua, até chegar a cerca de 400 quilômetros. Nas ruas atendidas pelos BRTs, outra vantagem é a diminuição da poluição. “Na Carrera 7ª, que não tem TransMilênio, a emissão de poluentes é 300 vezes maior do que na Via Caracas, por onde passam dez vezes mais passageiros ao longo de um dia – graças ao TransMilênio”, afirmou.
Peñalosa, no entanto, avisa que nem o sistema de BRT nem a expansão do metrô vão acabar com os engarrafamentos no Rio de Janeiro. “Não esperem que isso aconteça. Os únicos jeitos de acabar com engarrafamento são fazer sistema de rodízio de carros, diminuir o número de estacionamentos de rua, cobrar pedágios e taxar o combustível. A taxação do combustível acontece, por exemplo, na Colômbia. É de 25%, dinheiro revertido para a melhoria do transporte público. Só assim as pessoas deixam os carros em casa”, alerta.
Fonte: Veja on-line
Arquitetura & eleições
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Modelagem para leigos
Para maiores informações acesse o link:
http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/3dwh/buildingmaker.html
Habitação de Interesse Social em Pauta
O evento discutirá a Lei de Assistência Técnica gratuita para famílias que ganham até 3 salários mínimos (Legislação habitacional e urbana 11.888) e apresentará painéis sobre boas práticas em habitação de interesse social.
A cerimônia de abertura acontecerá no auditório às 19h no CREA-PB, Avenida Dom Pedro I, 806, Centro, João Pessoa-PB.
Fonte: IAB-PB