Concessionária
.
Ficha técnica
Arquitetura: Gilberto GuedesFotos: Oliveira Júnior
Planta Baixa
.
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Gilberto Guedes
Fotos: Revista Artestúdio
Academia de Ginástica Inclusiva
Sistema Construtivo
Durante a pesquisa por um sistema construtivo que conferisse à obra sua rápida construção e facilidade de ampliação, observou-se: a) um grande número de sistemas que empregam concreto ou grandes perfis metálicos, sendo mais apropriados para obras verticais, com ênfase nas habitações de baixo custo; b) conseqüente pouca praticidade e agilidade para as expansões. O sistema que mais se adequou à necessidade de expansibilidade, velocidade e possibilidade de manter o prédio funcionando durante a as ampliações foi o Light Steel Frame.
.
O Light Steel Frame
É um sistema caracterizado por sua concepção racional, estruturado a partir de perfis de aço galvanizado, os quais compõem painéis portantes e não-portantes, possibilitando uma construção a seco com grande rapidez de execução[1]. Dentre suas vantagens, Hélcio Hernandes destaca: a) redução em 1/3 dos prazos de construção convencional; b) o alívio nas fundações, devido ao reduzido peso das paredes leves e portantes, proporciona custo de 20% a 30% por metro quadrado inferior ao convencional; c) facilita a manutenção de instalações hidráulica, elétrica, ar condicionado, gás, etc.
.
Premissas de Projeto
A principal premissa de projeto adotada é referente à contigüidade, flexibilidade e expansibilidade da edificação[2]. Ainda que sejam itens inerentes a esta natureza de projeto, percebe-se ser muitas vezes negligenciada quando se trata de uma simples unidade pública de saúde. Deste modo, estes princípios nortearam não só a escolha do sistema construtivo aplicado, como também a configuração da planta baixa elaborada.
.
Programa de Necessidades e Ampliações
O Ministério da Saúde, através da publicação do Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde (2006), elenca todos os ambientes mínimos recomendados para Unidades de Saúde (Programa de Necessidades), e suas respectivas áreas , de acordo com o número de Equipes de Saúde da Família que ela comporta, sendo o limite máximo de 03 equipes por unidade. Assim, o projeto foi concebido de modo a contemplar 02 expansões, cada qual incorporando os ambientes necessários para a chegada de uma nova Equipe de Saúde da Família.
.
Expansões e o Sistema Construtivo
A tônica do projeto é a necessidade de expandir-se levando em conta as seguintes considerações: a) incorporar novos ambientes sem interferir no zoneamento prévio existente; b) propiciar menor tempo de reforma; c) não interromper as atividades em andamento no estabelecimento durante a reforma. A resposta a estas condicionantes implicou na configuração linear do projeto e na escolha do sistema construtivo Light Steel Frame. A seqüência a seguir ilustra, em planta baixa, o desempenho das expansões.