Escola de Dança e Teatro em João Pessoa - PB
Mapa de João Pessoa, PB
Mapa do bairro Cidade dos Colibris
Localização do terreno
Usos do entorno
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Definição do partido arquitetônico
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A primeira proposta para Escola de Dança e Teatro foi elaborada de modo que houvesse o melhor aproveitamento do terreno e da ventilação sudeste, alinhando o edifício com sua frente principal (Av. Hilton Souto Maior).
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A distribuição dos ambientes foi feita em dois blocos, com o objetivo de integrar o meio externo e interno, como também, de ocorrer essa integração nos ambientes restritos da escola através do pátio central.
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Implantação e Zoneamento - proposta 01
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Posteriormente, foi elaborada uma segunda proposta, com o objetivo de aumentar o aproveitamento da ventilação, formando um ângulo de 130º entre os blocos, modificando também a forma do auditório, para que esse fosse inserido no volume principal (prisma retangular) de forma contínua e mais discreta .
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O programa de necessidades foi distribuído em dois blocos, sendo térreo e primeiro pavimento. No térreo temos o setor administrativo, apoio pedagógico, área de serviço, o grande foyer na entrada principal, auditório e área social.
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O primeiro pavimento foi destinado à área de ensino, onde estão localizadas as salas de aulas práticas e teóricas, vestiários e estar. Na área externa, encontra-se o anfiteatro, estacionamento e área de carga e descarga
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O primeiro pavimento foi destinado à área de ensino, onde estão localizadas as salas de aulas práticas e teóricas, vestiários e estar. Na área externa, encontra-se o anfiteatro, estacionamento e área de carga e descarga
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Implantação e Zoneamento - proposta 02
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Anteprojeto
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Implantação Uma das principais preocupações na elaboração da proposta foi o de inserir o edifício escolar no terreno, de forma que sua plástica se vinculasse ao meio externo, oferecendo um espaço físico aberto e interativo.
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Os blocos da escola possuem angulação de 130º entre eles, o que facilita a ventilação predominante (sudeste), além da criação do pátio interno. São interligados por uma passarela, por onde se dá a circulação vertical por meio de rampa e escada.
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Os blocos da escola possuem angulação de 130º entre eles, o que facilita a ventilação predominante (sudeste), além da criação do pátio interno. São interligados por uma passarela, por onde se dá a circulação vertical por meio de rampa e escada.
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A forma do auditório traz dinamismo à edificação, devido sua forma e cor, destacando-se em meio ao volume prismático predominante, sendo posicionado de forma que não interfira na ventilação dos ambientes.
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Posteriormente as vagas de estacionamento foram distribuídas, permitindo que o acesso de veículos ocorra na via secundária Henrique da Costa Machado, para que não ocorra conflito no trânsito da via principal. Somam um total de 32 vagas, sendo uma para P.N.E. (Portadores de Necessidades Especiais), mais quatro vagas para moto e dois bicicletários, um localizado próximo à área de serviço e outro próximo da entrada principal.
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Na área externa, além do estacionamento, encontra-se o anfiteatro com disponibilidade para 200 pessoas sentadas e o foyer, que é a principal área de transição entre os ambientes da escola e o meio externo. O acesso principal é feito pela via Hilton Souto Maior, onde existe uma parada de ônibus, diminuindo assim o percurso dos pedestres. Os acessos para o anfiteatro e auditório estão posicionados de maneira que possam ser utilizados sem interferir nos ambientes restritos da escola.
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A vegetação existe em toda extensão do terreno e próxima do edifício, para amenizar o efeito das cargas térmicas incidentes, como também reforçar a relação do edifício com a natureza.
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Pavimento Térreo
O térreo possui quatro setores da Escola de Dança e Teatro, sendo eles o setor administrativo, setor social, apoio pedagógico e área de serviço. Na entrada principal existe um grande foyer, que interliga o pátio interno e a área externa e dá acesso aos ambientes administrativos, bem como para a recepção, estar, lavabos e a loja de materiais a serem utilizados nas aulas práticas. Através do foyer também se dá o acesso às salas de aula através da circulação vertical.
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Na área administrativa existe uma circulação interna, permitindo acesso aos ambientes vinculados a este setor e ainda à enfermaria. O apoio pedagógico é composto pela biblioteca, sala de informática e enfermaria, dispostos um ao lado do outro e com ligação direta ao pátio interno. . Além do foyer, o setor social abrange o pátio interno coberto, o pátio descoberto e a área da cantina, sendo esses ambientes contínuos para proporcionar uma área mais abrangente.
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Na área administrativa existe uma circulação interna, permitindo acesso aos ambientes vinculados a este setor e ainda à enfermaria. O apoio pedagógico é composto pela biblioteca, sala de informática e enfermaria, dispostos um ao lado do outro e com ligação direta ao pátio interno. . Além do foyer, o setor social abrange o pátio interno coberto, o pátio descoberto e a área da cantina, sendo esses ambientes contínuos para proporcionar uma área mais abrangente.
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Temos ainda no térreo a área de serviço com dois acessos, um voltado diretamente pela circulação do pátio interno e outro através do acesso de veículos. Esse setor possui depósitos, vestiários e estar de funcionários, copa, área de serviço e doca.
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Os ambientes que estão voltados para o poente, foram protegidos por beirais resultantes do balanço de dois metros e meio do pavimento superior.
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O auditório também se encontra no térreo, sendo composto por foyer social exclusivo, duas baterias de banheiros (masculino e feminino), foyer de serviço, dois camarins, sala de som e iluminação, além do palco e da platéia para 150 lugares.
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O auditório também se encontra no térreo, sendo composto por foyer social exclusivo, duas baterias de banheiros (masculino e feminino), foyer de serviço, dois camarins, sala de som e iluminação, além do palco e da platéia para 150 lugares.
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Pavimento Superior
O pavimento superior é dedicado exclusivamente para área de ensino, com salas de aulas práticas e teóricas, além de vestiários e dois terraços. O bloco possui duas áreas de estar nas extremidades, proporcionando a ligação do interior do prédio com o exterior e circulações internas voltadas ao pátio central.
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As salas de aulas práticas que se situam ao poente possuem a proteção de brises metálicos. Todos os ambientes dedicados às aulas, seja prática ou teórica, possuem aberturas multilaterais nas paredes de face oposta, facilitando a entrada e saída de ar.
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As salas de aulas práticas que se situam ao poente possuem a proteção de brises metálicos. Todos os ambientes dedicados às aulas, seja prática ou teórica, possuem aberturas multilaterais nas paredes de face oposta, facilitando a entrada e saída de ar.
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Existem ainda quatro baterias de vestiários, sendo dois femininos e dois masculinos, dois situados próximos ás salas de aula teórica e outros dois às salas de aula prática.
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Circulação Vertical
Entre os blocos do edifício e a circulação vertical existe uma passarela que os interliga, feita de estrutura metálica, utilizada por não obstruir a ventilação, nem a visão interna ou externa do equipamento. A escola possui duas escadas e uma rampa que fazem a transição de um pavimento para o outro em ambientes distintos.
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A escada localizada no foyer é feita em concreto pré-moldado, escolhido por apresentar resistência e durabilidade, que são características compatíveis ao tipo de edificação proposta.
Estudo de massa
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Fachadas
Para a fachada oeste utilizou-se da cor branca, contrastando com os brises metálicos de proteção para as aberturas. As paredes externas do térreo foram revestidas com pedra arenito lixado cor bege, 0.90 x 0.15m e o auditório possui pintura em tinta coral plus, cor vermelho oriente.
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O painel metálico da fachada leste percorre todo o volume superior, com espaçamento de 50,00 cm da parede. As paredes externas também revestidas com a pedra supracitada.
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A parede externa do auditório possui cor vermelha, distinguindo-se das tonalidades neutras dos blocos do edifício.
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O painel metálico da fachada leste percorre todo o volume superior, com espaçamento de 50,00 cm da parede. As paredes externas também revestidas com a pedra supracitada.
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A parede externa do auditório possui cor vermelha, distinguindo-se das tonalidades neutras dos blocos do edifício.
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O piso interno é feito em concreto lapidado de 1.00 x 1.00m, com exceção dos pisos das salas de aulas práticas que são feitos em assoalho de madeira de 0.15 x 2.00 x 0.02 m.
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Estudo de massa
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Estrutura
A estrutura utilizada será em concreto armado, com modulação dos pilares de 7,70m x 7,00 m no bloco principal e 9,00m x 6,00m no bloco posterior, com laje nervurada. Temos também a utilização da viga vierendel nos balanços de dez metros do bloco principal, que compõem os terraços.
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Estrutura
A estrutura utilizada será em concreto armado, com modulação dos pilares de 7,70m x 7,00 m no bloco principal e 9,00m x 6,00m no bloco posterior, com laje nervurada. Temos também a utilização da viga vierendel nos balanços de dez metros do bloco principal, que compõem os terraços.
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Ficha técnica
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Trabalho Final de Graduação
Instituição: Unipê
Ano: 2008
Orientador: Oliveira Júnior
Imagens 3D: Rodrigo Rathge