sábado, 24 de maio de 2008

Isnard Barroso

Memorial do Lixo - Concurso










.
.
.
Memorial Descritivo
.
A idéia é dotar o parque do Róger de um equipamento moderno que possa abrigar convenientemente as funções que foram estabelecidas e que compõem o programa do memorial . A iniciativa da prefeitura é realmente louvável e fica entendida a idéia principal: a transformação do lixo em vida e em dignidade . Assim a proposta busca contemplar a nescecidade de uma construção que possa servir de abrigo e cenário para que esta estória de transformação do lixão possa ser contada para as futuras gerações paraibanas .
A construção tem uma orientação Leste/Oeste que ao mesmo tempo privilegia as frentes do terreno , se adapta às suas formas e garante um bom controle da insolação . O agenciamento do equipamento consiste em passeios e canteiros gramados. Palmeiras imperiais compõem o cenário e conferem o ar monumental ao conjunto. Complementando o agenciamento, um estacionamento de serviços é proposto. O programa do memorial foi dividido em 03 partes : um pavilhão para exposições, o auditório e um anexo de serviços. Esse anexo é dotado de vestiários e banheiros para funcionários , depósito , sala de artes , copa , almoxarifado e banheiros para o público . é na laje desse anexo que se propõe a instalação de placas fotovoltaicas com o objetivo de produzir energia solar para o conjunto , uma alternativa viável e inteligente . O auditório localiza-se à frente e no eixo do anexo e ambos são ligados ao pavilhão de exposições por uma passarela de cobertura ondulada . O lugar destinado às exposições, aqui chamado de pavilhão , funciona como um grande contêiner iluminado naturalmente , com um amplo espaço livre capaz de abrigar qualquer tipo de exposição. Construído em ferro e policarbonato , essa construção abriga, alem das exposições, setores administrativos e uma pequena biblioteca. Trata se de um memorial da luz ,uma construção longitudinal a partir do desenvolvimento modular de sua seção transversal .
Dessa maneira , a proposta apresentada constitui um equipamento moderno e de custo relativamente baixo que com seus espaços e cenografia busca figurar como um marco arquitetônico para a cidade e mais que isso , talvez seja um símbolo da magnífica transformação por que o Lixão do Róger passou. Que todos juntos consigamos transformar nosso mundo!
.
.
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Isnard Barroso
Local: Parque do Róger, João Pessoa/PB
Ano: 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário